Home

Diocese | Governo

Comunicado - 18/10/2023 | 19/10/2023

Caríssimos presbíteros, diáconos, consagrados e todo o povo de Deus.

 

Dom Pedro Luiz Stringhini, tendo consultado o clero diocesano, em reunião ordinária na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Poá, em 18 de outubro do corrente ano, deliberou-se que o revmo. Pe. Reginaldo Martins da Silva continua no ofício eclesiástico de Coordenador Diocesano de Pastoral. Desta forma, encerra-se o processo iniciado no início deste semestre.

 

Com votos de estima e alegria, o bispo diocesano deseja um profícuo apostolado ao Pe. Reginaldo e a todos os assessores eclesiásticos diocesanos de pastorais e movimentos.

 

Mogi das Cruzes, 18 de outubro de 2023.

Festa de São Lucas, evangelista.

 

Pe. Diego Araújo Costa

Secretário do Bispado

 

Comunicado - 02/08/2023 | 02/08/2023

COMUNICADO OFICIAL

 

Dom Pedro Luiz Stringhini, por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica, Bispo Diocesano de Mogi das Cruzes, por meio deste, comunica aos Reverendíssimos Senhores Padres, Diáconos e aos fiéis diocesanos em geral que, depois de ouvir o parecer do Revmo. Mons. Antônio Robson Gonçalves, Vigário Geral, e dos membros do Conselho de Presbíteros da Diocese de Mogi das Cruzes, decidiu acolher na Diocese de Mogi das Cruzes o Revmo. Padre Robson de Oliveira Pereira, CSsR, que solicitou sua saída da Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas), em conformidade com o cânon 691 do Código de Direito Canônico, para futura integração ao clero diocesano, quando o referido presbítero, obtido o indulto do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada, iniciar o período de incardinação ad experimentum por 03 (três) anos, nesta Diocese.    

 

Informa ainda que ao Padre Robson de Oliveira Pereira foi concedido o Uso de Ordens e a autorização para residir e exercer o seu ministério sacerdotal no território da Diocese de Mogi das Cruzes.  

 

Ao clero e demais fiéis diocesanos que fraternalmente acolhem Padre Robson de Oliveira Pereira, saudação e bênção.    

 

Mogi das Cruzes, 02 de agosto de 2023.

Dom Pedro Luiz Stringhini

Bispo Diocesano


Comunicado___Pe-1.pdf - Clique aqui e faça o download


Comunicado - 21/07/2023 | 23/07/2023

1. Lembramos que dia 26 de julho, quarta-feira, Memória de Sant'Ana e São Joaquim, sendo Sant'Ana padroeira de nossa Diocese e do Município de Mogi das Cruzes, devido ao feriado Municipal a Cúria Diocesana não funcionará, os demais dias da semana, o funcionamento da Cúria será normal.

 

2. No último dia 18 de julho, em decreto protocolado sob o número 242/2023, o Pe. Ronaldo Lino Cordeiro, até essa data membro do clero da Diocese de Tarragona i Primat - Espanha e da Comunidade Católica Palavra Viva, foi incardinado na Diocese de Mogi das Cruzes, desligando-se também da Comunidade.

 

3. O Pe. Donizette Camilo Junior, ordenado sacerdote no último dia 10 de junho, foi enviado em missão na Arquidiocese de Sant'Anna de Botucatu (SP) por seis meses, servindo como Vigário Paroquial na Paróquia São Roque e na Paróquia Santo Antônio.

 

4. O Pe. Rafael Rodrigues Xavier viajou para a Valência, na Espanha, no último dia 05 de julho, onde deve permanecer por dois anos para estudos, afim de obter o grau de Mestre em Bíblia. Está residindo e assistindo pastoralmente a Paróquia Nossa Senhora da Paz em Valência e estudando na Faculdade de São Vicente Ferrer.

 

Chancelaria do bispado

 

Comunicado - 19/06/2023 | 19/06/2023

Informamos que a partir de hoje, 19 de junho de 2023, o Revdo. Pe. Diego Araújo Costa exercerá o ofício de Secretário do Bispado, sem prejuízo da função de Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora do Socorro, em Mogi das Cruzes.

 

Pe. Diego será o responsável por toda agenda de Dom Pedro Luiz Stringhini, bem como o de receber todas as solicitações e reclamações. O atendimento na Cúria Diocesana será de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

 

Contato por e-mail: secbispadomc@gmail.com

 

Chancelaria do Bispado

Comunicado - 08/02/2023 | 09/02/2023

Comunicado da Chancelaria

 

1 – No último dia 31 de janeiro o Pe. Leandro Machado Silvestre, até então Pároco da Paróquia Santos Apóstolos, partiu em missão. Foi enviado para a Arquidiocese de Porto Velho-RO, onde assumiu como pároco na Paróquia São Cristóvão em Porto Velho.

2 – Para o lugar do Pe. Leandro na Paróquia Santos Apóstolos, foi nomeado Pároco o Pe. Benianimo Resta, que já assumiu a função, desde o dia 1º de fevereiro. O Pe. Leonardo de Souza Godoy continua como vigário paroquial.

3 – Para a Paróquia São Bartolomeu o Pe. Beniamino Resta foi nomeado Administrador Paroquial e o Pe. Ricardo Maciel foi nomeado vigário paroquial.

4 – O Pe. Giovanni Cosimati tornou-se Pároco emérito desde o dia 1º de fevereiro de 2023, continua residindo na Casa Paroquial da Paróquia Santos Apóstolos. Agradecemos e reconhecemos seus 45 anos de dedicação, trabalho e carinho pela nossa Diocese, especialmente no Município de Itaquaquecetuba.

5 – O Diácono Diego Araújo Costa foi nomeado, no dia 03 de fevereiro de 2023, Curador do Acervo do Museu Diocesano e membro da Comissão Diocesana de Bens Culturais da Igreja.

6 – O Pe. João Lucas dos Santos foi nomeado Reitor do Seminário Propedêutico Nossa Senhora do Socorro, tomou posse no dia 02 de fevereiro de 2023.

7 – O Pe. Maiki Leonardo Silva foi nomeado Capelão do Hospital das Clínicas “Luzia de Pinho Melo” e também Capelão do Cemitério São Salvador. Foi nomeado ainda Vigário Paroquial do Santuário Senhor Bom Jesus-Igreja São Benedito, Mogi das Cruzes.

8 – O Pe. Frei Barnabé da Sagrada Família, PJC foi nomeado Vigário Paroquial da São Pedro Apóstolo, Jardim Santos Dumont I em Mogi das Cruzes.

9 – No dia 15 de fevereiro de 2023 será criada a Quase Paróquia Santa Tereza D’Ávila, no Jardim Miray, em Itaquaquecetuba, com território totalmente desmembrado da Paróquia Nossa Senhora das Graças do Jardim Luciana. O Diácono Thiago de Mello Lorençati foi nomeado Administrador.

10 – No dia 09 de março de 2023 será criada a Quase Paróquia Santa Tereza D’Ávila, no Bairro Santa Tereza, em Santa Isabel, com território totalmente desmembrado da Paróquia Santa Isabel. O Pe. Vinicius Teodoro Vilela foi nomeado Administrador.

 

Feriado do Carnaval:

Devido o feriado de Carnaval, não haverá expediente na Cúria Diocesana nos dias 20 e 21 de fevereiro, voltando o funcionamento normal no dia 22 de fevereiro, quarta-feira de cinzas.

 

Pe. João Batista Ramos Motta

Chanceler do Bispado

 

Tabela de Espórtulas e Taxas 2023 | 10/01/2023

Abaixo é possível fazer o download do arquivo em PDF da tabela de espórtulas e taxas.


Tabela_de_Esportulas_e_Taxas___2023.pdf - Clique aqui e faça o download


Comunicado - 17/08/2022 | 17/08/2022

Comunicado da Chancelaria

 

Na última reunião do Conselho de Presbíteros, realizada no dia 10 de agosto de 2022, aconteceu a transferência dos seguintes padres:

1 – Pe. Renato Leite Gnatta, SVD, foi transferido para a Paróquia Bom Pastor, Cidade Edson, Suzano como Pároco, juntamente com Pe. José Aparecido Tozzo, SVD, Vigário. A Cerimônia de posse foi marcada para o dia 04 de outubro de 2022.

2 – Pe. José Orlando da Cruz foi transferido para a Paróquia Santa Suzana, Sesc, Suzano, foi nomeado Pároco e a Cerimônia de posse foi marcada para o dia 08 de outubro de 2022.

3 – Pe. Celso Laurindo Filho foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora da Paz, Centro, Ferraz de Vasconcelos. Foi nomeado Pároco e a Cerimônia de posse foi marcada para o dia 10 de outubro de 2022.

4 – Frei Tarcísio da Santíssima Virgem Maria, pjc, foi nomeado Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, Jd. Santos Dumont, devido a transferência do Frei Servo do Amor Chagado, pjc, para o Maranhão, a posse foi marcada para o dia 25 de agosto de 2022.

5 – Na mesma reunião foi aprovada a Ordenação Diaconal dos seminaristas Diego Araújo Costa, Donizette Camilo Júnior, Jardel Cerqueira da Silva e Victor de Moraes Rezende. A cerimônia de ordenação foi marcada para o dia 03 de dezembro de 2022, às 9h, na Catedral Diocesana Sant’Ana.

6 – Foi aprovada também a Ordenação Presbiteral do diácono Ricardo Maciel; do diácono Guilherme dos Santos Durães, CCPV; do diácono Ricardo Muniz da Silva, CCPV. A cerimônia de ordenação foi marcada para o dia 05 de novembro, às 9h, no Santuário Diocesano São José, em Salesópolis.

 

Att

Pe. João Batista Ramos Motta

Chanceler do Bispado

 

Comunicado - 12/05/2022 | 12/05/2022

A Chancelaria do Bispado informa que a partir de primeiro de junho do corrente ano, o Revdo. Pe. Gabriel Gonzaga Bina assumirá como pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no distrito de Sabaúna, em Mogi das Cruzes, e tomará posse no dia 03 de junho de 2022.    

 

O Revdo. Diácono Anderson de  Lima Pereira assumirá como Administrador da Paróquia Santa Rita de Cássia, no bairro Socorro, em Mogi das Cruzes.    

 

Contamos com as orações de todos.

<< | < | 2 | 3 | 4 | > | >>