Palavra do Bispo | Arte, Fé e História

Arte, Fé e História

A Diocese de Mogi das Cruzes acolhe e participa da iniciativa da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de realizar uma Exposição de Arte Sacra. Cidade quatro vezes centenária, Mogi das Cruzes é depositária de uma história rica que precisa ser sempre mais apreciada. Iniciativas como esta vêm em hora oportuna, porquanto buscam resgatar a memória e a identidade da nossa terra.

Sabe-se que a arte sacra tem lugar privilegiado na produção artística do Ocidente e, particularmente, na do povo brasileiro. São inúmeras as igrejas históricas que abrigam peças em madeira, barro, prata e seda que compõem o acervo histórico e religioso do Brasil.

Esta exposição conta com algumas peças pertencentes ao patrimônio da Diocese de Mogi das Cruzes e da Ordem Carmelita, que zela pela igreja mais antiga dessa cidade. São obras que merecem ser valorizadas e protegidas pela sua importância artística, cultural, histórica e religiosa. A arte sacra – e as obras dessa exposição não são exceção – é dotada de forte apelo psicológico, emocional e afetivo. Muitas dessas peças, expostas por séculos à veneração do povo mogiano, são um elo importante que, pela fé, nos une às nossas raízes e aos nossos antepassados.

Que essa exposição seja seguida de muitas outras para que a riqueza cultural, artística, histórica e espiritual de Mogi das Cruzes resplandeça, no decurso da História, iluminando a vida do nosso povo, em particular, da juventude.

Mogi das Cruzes, 07 de agosto de 2018