Palavra do Bispo | O mistério Pascal

O mistério Pascal

Quaresma, Semana Santa e Páscoa são momentos fortes da espiritualidade cristã em que, na liturgia da Igreja católica, se celebra o mistério pascal, isto é, a Páscoa de Jesus Cristo que, por sua morte e ressurreição, realizou a obra da redenção humana. O tempo pascal ressalta a grandeza e riqueza do mistério da salvação.

A quaresma converge para a semana santa, cujo ponto culminante é o tríduo pascal, em que a Igreja celebra a última ceia do Senhor, a cerimônia do lavapés e a instituição da Eucaristia (quinta-feira santa); a paixão e morte do Senhor (sexta-feira santa) e a vigília pascal (sábado santo).

Na quaresma, os fiéis católicos se preparam pela prática do jejum, esmola e oração. Salutar nesse tempo favorável de conversão é a prática da confissão e tudo o que conduz a uma espiritualidade mais profunda. Conversão, do ponto de vista pessoal, é mudança no modo de pensar e agir, de modo que os valores do Evangelho orientem a vida humana.

Na dimensão social, a conversão leva os cristãos e as pessoas de boa vontade a se empenharem na transformação da sociedade e na construção de um mundo de fraternidade, justiça e paz. Assim, há cinqüenta e cinco anos, a Igreja do Brasil realiza, durante a quaresma, a Campanha da Fraternidade, nesse ano com o tema: “Fraternidade e superação da violência” e o lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8).

A todos os irmãos e irmãs, nossos votos de FELIZ E SANTA PÁSCOA! E que esses desejos e sentimentos alcancem as famílias, os enfermos, os pobres e todos os que sofrem. Que o amor de Cristo e a vitória de sua ressurreição alimentem a esperança, trazendo PAZ aos nossos corações e ao mundo inteiro.

Fraternalmente,

Bispo diocesano