Palavra do Bispo | Festa do Divino Espírito Santo 2018

Festa do Divino Espírito Santo 2018

FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO 2018

Divino Espírito Santo, fortalecei a Juventude e concedei-nos vossa Paz!

A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes é uma vibrante e calorosa manifestação de fé, religiosidade e devoção. Exprime a alma do povo mogiano. Ajuda a olhar a cidade e as pessoas com mais cor e brilho, valorizando a riqueza cultural e religiosa das tradições e do folclore dessa região e do Brasil, num clima de alegria e fraternidade.

Celebrar a festa é perceber que o Divino preenche todos os ambientes, nas mais diversas expressões: congada, marujada, moçambique, bandeiras, folclore, artesanato, comidas típicas, quermesse. São momentos intensos de encontro fraterno, sorrisos, música, saudade e emoção. Muita reza e devoção, no império e sub-impérios, nas coroas e na novena, na alvorada e procissão.

O grandioso e tradicional cortejo da Entrada dos Palmitos celebra, como na festa das colheitas do Pentecostes judaico, o agradecimento a Deus pelo plantio e pela colheita, frutos do esforço e do trabalho. O desfile dos alimentos produzidos no cinturão verde do Alto Tietê desenha um espetáculo de beleza e esplendor.

A Igreja diocesana, agradecida, roga a Deus que abençoe os festeiros, capitães de mastro, associação pró-festa, rezadeiras e rezadores, violeiros e tocadores, músicos e cantores, coordenadores dos diversos serviços, bispos, padres, diáconos e seminaristas, freiras e freis, crianças e jovens, adultos e idosos, autoridades, profissionais dos meios de comunicação, as abelhinhas, a equipe do café nas alvoradas e os milhares de voluntários. Uma prece sobe aos céus em favor, dos falecidos, dos doentes e dos pobres.

“Divino Espírito Santo, fortalecei a Juventude e concedei-nos vossa Paz!” é o lema de 2018, seguindo a inspiração do Papa Francisco de realizar um Sínodo em favor da Juventude. É o desejo de anunciar aos jovens o amor de Cristo que os quer felizes e invocar sobre eles os dons do Espírito Santo, para que sejam mensageiros de paz e construtores de um mundo de justiça e fraternidade.

Isaías exclamou: “como são belos, sobre os montes, os pés do mensageiro que anuncia a Paz” (Is 52,7). Jesus proclamou: “felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5,9). Apoiando as famílias, a festa lança, este ano, um olhar de fé e de ternura na direção dos jovens, oferecendo-lhes a alegria do evangelho e esperança de um futuro promissor.

A Festa do Divino vem trazendo, há quatro séculos, bênçãos para o município e a para a diocese de Mogi das Cruzes. Pela intercessão de Maria, presente em Pentecostes, suplicam os devotos: Vinde Espírito Santo, iluminai os corações e renovai a face da Terra! Viva o Divino Espírito Santo!

Mogi das Cruzes, 30 de agosto de 2017