Palavra do Bispo | Homilia - 12/10/2023

Homilia - 12/10/2023

Solenidade de Nossa Senhora Aparecida (12.10.2023)

Apareceu um grande sinal!

No Apocalipse, o evangelista João, exilado na ilha de Patmos, tem uma visão e descreve: apareceu um grande sinal no céu: uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. Essa mulher representa a vitória de Maria: Nossa Senhora da Assunção, Nossa Senhora coroada como rainha do céu e da terra. Representa a Igreja e a nova humanidade. Tudo apontando para Cristo ressuscitado, vencedor do dragão (o mal, as guerras, a violência, todo pecado). “Ele veio para governar todas as nações”.

No Evangelho de João, o mesmo evangelista narra o milagre das bodas de Caná. Também lá apareceu um grande sinal: a mãe de Jesus estava presente. Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”, ao que Jesus responde: “mulher, minha hora ainda não chegou”. Maria disse: “Fazei tudo o que ele vos disser”. Jesus transforma a água no vinho melhor. “Foi o início dos sinais de Jesus”.

No final do seu ministério, Jesus foi condenado à morte, carregou a cruz às costas e foi crucificado. No calvário, junto à cruz de Jesus, apareceu um grande sinal: estava de pé sua mãe, junto ao filho que morria. Pôde-se ouvir as palavras de Jesus: “Mulher, eis o teu filho!”; “Eis a tua mãe”. Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!

Em 1717, há trezentos e seis anos, nas águas do Rio Paraíba, apareceu um grande sinal: uma imagem da imaculada conceição de Nossa Senhora, pequena, quebrada, escurecida em meio à lama. Foi encontrada por humildes pescadores.

São João Paulo II, em 04.07.1980, presente na Dedicação da Basílica, afirmou que, “naquele longínquo 1717, a Virgem marcou um encontro singular com a gente brasileira e com razão para aqui (em Aparecida) se voltam, desde então, os anseios desta gente; aqui pulsa, desde então, o coração católico do Brasil”.

O Papa Francisco, em 2013, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, falando, no Rio de Janeiro, falando ao episcopado brasileiro, se refere ao encontro da imagem, nas águas do Rio Paraíba, dizendo que “Deus chega de uma maneira nova, porque Deus é surpresa: uma imagem de barro frágil, escurecida pelas águas do rio, envelhecida pelo tempo. Deus entra sempre nas vestes da pequenez”. E diz ainda que “o povo simples tem sempre espaço para abrigar o mistério ... Na casa dos pobres, Deus encontra sempre lugar”.

No último sábado (07.10.2023), na Igreja matriz da Paróquia Jesus Divino Mestre, quando um raio atingiu seu telhado, causando um grande incêndio, apareceu um grande sinal: a estátua de Nossa Senhora, feita de bronze, segurando o sacrário, onde se encontram as partículas consagradas da Eucaristia, bem como toda a capela do Santíssimo, permaneceram intactas, enquanto o telhado e a nave da Igreja foram danificados pelo fogo. Mostrou-se serem verdadeiras as palavras do canto: “mãe, capela do Santíssimo, sacrário do amor, morada do amor, primeiro ostensório do Senhor”.

Conclusão. Maria é o grande sinal da presença de Deus, que se dá na humanidade pelo seu Filho Jesus Cristo ressuscitado. Os cristãos são sinais da presença de Deus; a Igreja é sinal do Reino de Deus. Para ser sinal é preciso olhar para Maria. Ela é exemplo de fidelidade, serviço, amor e ternura. Quem segue o exemplo de Maria está no caminho certo.

Sejamos inspirados por aqueles pescadores que encontraram a imagem nas águas. Eles entenderam o extraordinário sinal de Deus, recobraram as forças e as esperanças, a pesca se torna abundante. Retornaram para a casa levando os peixes e os pedaços da imagem quebrada, que eles reconstruíram, em retribuição ao milagre de Deus, por intercessão daquela que, ao ser encontrada, reconstruíra sua esperança. Aqueles pobres pescadores tornam-se sinais do mistério de Deus que, pela intercessão da Mãe de seu Filho, reconstrói as nossas vidas.

Louvado seja Deus por ter dado a santa mãe do seu filho Jesus como nossa mãe bondosa e compassiva. Louvado seja Deus porque a nós, brasileiros, pela imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Deus trouxe para bem perto dos nossos corações a presença de Maria e, através dela, Cristo Jesus, nosso salvador. Por sua intercessão, rogamos a Deus pelo Brasil, pelas crianças e, de modo especial, nestes tempos de guerra, rezamos confiantes pela Paz no mundo.

“Ó mãe da nossa pátria, escuta a nossa voz: teus olhos compassivos se voltem para nós” (hino das laudes). Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

Mogi das Cruzes, 12 de outubro de 2023