Palavra do Bispo | Carta - 21/06/2023

Carta - 21/06/2023

Mogi das Cruzes, 21 de junho de 2023

Queridos padres e diáconos!

Na feliz memória de São Luiz Gonzaga, hoje universalmente celebrada em toda a Igreja, saúdo aos irmãos padres e diáconos no amor e na paz de Nosso Senhor Jesus Cristo!

1. Encerra-se o primeiro semestre. Olhando para os seis meses que se findam, agradeço a Deus que nos guia, orienta e protege. Agradeço a cada um dos senhores padres e diáconos por todo empenho na árdua e gratificante missão de evangelizar.

Tivemos, nesse semestre, a graça de diversas ordenações: Pe. Maiki Leonardo (07.01), Diácono Cléber Leite (29.04), Pe. Thiago Lorençati (13.05) e no último dia 10.06: Pe. Diego Araújo Costa, Pe. Donizete Camilo Júnior, Pe. Jardel da Silva Cerqueira e Pe. Victor de Moraes Rezende.

Houve momentos significativos com o clero: a formação permanente (7 a 9 fevereiro), manhã de espiritualidade (17.03), as reuniões ordinárias (com aprofundamento de temas e questões práticas); a Missa dos Santos Óleos (06.04) e, com grande proveito, os três encontros de padres por tempo de ordenação, na Comunidade Nossa Senhora das Brotas (Barroso, Taiaçupeba).

Tivemos perdas, pois nos despedimos, com profunda tristeza, de dois diáconos permanentes, falecidos nesse semestre: Geraldo Tomaz Augusto (15.02) e Márcio Hais (10.03).

Tivemos também o envio missionário do Pe. Leandro Machado Silvestre (29.01), para a Arquidiocese de Porto Velho, e de outros missionários. Tivemos uma bem participada Assembleia Diocesana (11.03). Foi realizada a Campanha da Fraternidade 2023, com o foco na superação da fome, inspirada no lema: Dai-lhes vós mesmos de comer (Mt 14,16). E a instalação de novas áreas pastorais e a nova Paróquia Santo Antônio, em Biritiba Mirim.

2. Saúde. Tomo a liberdade de falar da minha pessoa. Em abril, depois da semana santa, participei da Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida. Maio foi um mês muito exigente, com crismas e visitas à diversas paróquias, além da intensa Festa do Divino Espírito Santo, em Mogi das Cruzes, seguida da qual, imediatamente aconteceu a Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1, em Itaici (Município de Indaiatuba, de 31/05 a 02/06).

Com essa assembleia, encerrei um período de cinco anos, na função de presidente do Regional. Retornei de Itaici na perspectiva de ter mais tempo para as questões da nossa diocese. No entanto, fui acometido de fortes e persistentes dores musculares, na perna, devido ao nervo ciático. Essas dores têm-me maltratado muito e se agravaram a partir do último e prolongado fim de semana, com seis celebrações, a iniciar pela solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Esses dias têm sido muito difíceis. Por esse motivo, conversando com o coordenador diocesano de pastoral e o coordenador da pastoral presbiteral, decidi pelo cancelamento da reunião do clero (agendada para o dia 28 de junho) e, deste modo, dedicar a próxima semana para tratamento e repouso, com coração e olhos fitos em nossa romaria diocesana.

3. Junho Verde. A expressão “Junho Verde” ficou conhecida para evidenciar o esforço e o propósito de que, neste mês, sejam realizadas atividades em defesa do Meio Ambiente. São eventos, celebrações, encontros e atividades que demonstram o cuidado para com a Criação, a obra de Deus. Tais ações fortalecem o compromisso profético, social e espiritual de preservação da ‘Casa Comum’, na expressão do Papa Francisco. Durante este semestre, iniciativas importantes nesse sentido (hortas comunitárias, plantio de árvores, caminhadas ecológicas, etc) foram realizadas nos diferentes municípios do Alto Tietê, com especial participação, incentivo e articulação da Pastoral da Ecologia diocesana.

4. Romaria diocesana. Com esta peregrinação, em Aparecida, no próximo dia 01 de julho (sábado), iniciaremos o segundo semestre de modo marcante e forte, com um acontecimento vibrante e participativo, rico de graças e repleto de bênçãos, sob a poderosa intercessão de Nossa Senhora Aparecida, rainha e padroeira do Brasil. Preparemo-nos bem para esse dia! Agradeço por tudo o que já está sendo organizado e providenciado, nas paróquias, para esse importante evento diocesano de espiritualidade e unidade. Celebraremos a Eucaristia, na Basílica, às 12 horas. Será presidida por mim e transmitida para todo o Brasil. Será celebrada a liturgia do domingo (solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo, cor litúrgica vermelha).

Citando e parafraseando o versículo final do Evangelho de São João, posso dizer que “há, porém, muitas outras coisas realizadas e que, se fossem escritas uma por uma, creio que uma simples carta como essa não poderia conter” (cf. Jo 21,25).

Encerro com o mesmo sentimento de gratidão pela pessoa e pelo trabalho de cada um dos senhores padres e diáconos, exortando-os a permanecerem firmes na fé, na oração e no generoso serviço ao povo de Deus, em nossa querida diocese. Deus nos abençoe!

Fraternalmente,

Dom Pedro Luiz Stringhini