Palavra do Bispo | Eis o vosso Deus! (Is 40,9); Eis o nosso Deus! (Is 25,9)

Eis o vosso Deus! (Is 40,9); Eis o nosso Deus! (Is 25,9)

HOMILIA - SANTUÁRIO NACIONAL DE NOSSA SENHORA APARECIDA

TEMPO DO ADVENTO Terça-feira da segunda semana (09.12.14)

Advento, preparação do Natal de Jesus Cristo, é tempo de ouvir o que o profeta Isaías disse para seu povo: EIS O VOSSO DEUS! (Is 40,9); e o que Isaías disse com o seu povo EIS O NOSSO DEUS! (Is 25,9). “Ele vem para vos salvar” (Is 35,4). Isaías, com sua mensagem de esperança, é quem mais inspira a Igreja acerca do sentido de tudo o que se celebra no Advento e no Natal de Jesus Cristo.

1. Em primeiro lugar, o profeta anuncia a Vinda do Messias. O Ungido do Senhor (Cristo / Messias / Emanuel) é aquele sobre quem repousará o Espírito do Senhor – espírito de sabedoria e discernimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de ciência e temor de Deus (Is 11,2).

Proclama ainda que o Ungido do Senhor virá para restabelecer a justiça, o direito e a fidelidade sobre a terra: “trará justiça para os humildes e uma ordem justa para os pacíficos; ... cingirá a cintura com a correia da justiça e as costas com a faixa da fidelidade” (Is 11,4-6). Diversos salmos vêm corroborar a mensagem do profeta: “nos seus dias, a justiça florirá e paz em abundância para sempre” (Sl 71,7); ou o que diz que “a verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus” (Sl 84,11-12).

A inspiração do profeta prorrompe em belas imagens para retratar o mundo novo e transformado que acontecerá no tempo do Messias. Por isso ele diz que:

- “nascerá uma haste do tronco de Jessé e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma FLOR” (e da flor nasceu Maria; de Maria o Salvador!) (Is 11,1);

- “o lobo e o CORDEIRO viverão juntos; ... o menino desmamado não temerá por a mão na toca da serpente. Não haverá danos nem mortes por todo meu santo monte ...” (Is 11,6.8.9; 65,25);

- “naquele dia, o Senhor dos exércitos dará, para todos os povos, um BANQUETE regado com vinho puro, servido de pratos deliciosos e dos mais finos vinhos” (Is 25,6).

- “... o Líbano se transformará em JARDIM e o jardim em floresta. Os surdos ouvirão as palavras do livro e os olhos dos cegos verão no meio das trevas. Os humildes terão alegria no Senhor e os mais pobres se rejubilarão. Fracassou o prepotente, sucumbiram os malfeitores” (Is 29,17-20). São os sinais messiânicos (Is 35,6);

- “como a terra faz brotar a vegetação e o jardim faz germinar as sementes, assim o Senhor Deus faz germinar a justiça e o louvor na presença das nações” (Is 61,11);

- “criarei novos céus e nova terra” (Is 65,17, 2 Pd 3,13; Ap 21,1).

2. Em segundo lugar, a Palavra de Deus recorda que o Advento é tempo favorável de conversão. Deus consola o povo e fala ao coração da cidade (cf. Is 40,1-2); envia um mensageiro que grita: “Preparai no deserto o caminho do Senhor; aplainai na solidão a estrada do nosso Deus” (Is 40,3). João Batista, o último dos profetas do Antigo Testamento e precursor imediato do Messias, assumiu a missão de ser “a voz que grita no deserto: Preparai o caminho do Senhor” e por isso permanecia no deserto, “pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados” (Mc 1,3-4).

Tempo novo e mundo novo requerem pessoas novas, convertidas, renovadas. A palavra de Deus orienta e Nossa Senhora intercede e ajuda; estar na casa da Mãe Aparecida favorece a que o deserto do coração humano seja transformado em terra fértil e florida; e que se aplaine “na solidão a estrada do nosso Deus” (Is 40,3). Maria é a pessoa que acolheu mais de perto a vontade do Senhor, acolhendo o Messias em seu seio.

3. Isaías hoje diz que Deus vem ao encontro da humanidade, como o pastor vai em busca das ovelhas. O Senhor é o pastor que me conduz (Sl 22). “Eis o vosso Deus; eis que o Senhor Deus vem com poder; eis à sua frente a vitória; como um pastor, ele apascenta o rebanho” (Is 40,9-10). De nossa parte, “somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão. Oxalá, ouvísseis hoje a sua voz!” (Sl 94,7).

O Antigo Testamento tem na imagem do bom pastor os mais abundantes recursos literários para descrever a bondade e o amor de Deus. Sua ternura abraça toda criatura, por isso, “reúne, com a força dos braços, os cordeiros e carrega-os ao colo” (Is 40,11).

Jesus Cristo “é a imagem visível do Deus invisível” (Cl 1,15) e tem a missão de revelar o Pai. Sendo filho, é também pastor. “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem, como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou a vida por minhas ovelhas” (Jo 10,14). Encarnou-se e veio ao mundo para salvar a todos; não quer que nenhuma ovelha se perca nem fique extraviada. Deixa as noventa e nove que não se perderam e vai ao encontro daquela que se perdeu e, quando a encontra, fica feliz.

A alegria de Deus em vir ao nosso encontro preencha de alegria os nossos corações no Advento e no Natal que se aproxima. O olhar de Maria, a mãe do Filho de Deus, inunde de esperança nosso ser e nosso agir. Gestos de amor e reconciliação enfeitem nossas casas e transformem nossas mesas em banquete humano e divino de fraternidade e de paz.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!

Nossa Senhora Aparecida! Rogai por nós!

Bispo diocesano

Mogi das Cruzes, 09 de dezembro de 2014