Palavra do Bispo | Um só rebanho

Um só rebanho

Com a mãe Aparecida, celebramos Cristo Rei. O lema da segunda edição da festa diocesana, o Evangelizai 2014, se deve ao fato que a Diocese de Mogi das Cruzes realiza a festa diocesana no domingo de Cristo Rei e, nesse ano, acolhe a imagem peregrina de Nossa Senhora, trazida do Santuário nacional de Aparecida.

A solenidade de Cristo Rei, no final de novembro, encerra o ano litúrgico, iniciando, no domingo seguinte, tempo litúrgico do Advento, preparando o Natal de Jesus Cristo. As leituras bíblicas desse domingo identificam a figura de Cristo Rei com a imagem de Deus como pastor do seu povo: o Senhor é meu pastor, nada me falta (Sl 22). Ser bom pastor em busca da ovelha perdida é o jeito de Deus reinar.

Por isso, antes de tudo, é Deus mesmo que diz: vou procurar minhas ovelhas e tomar conta delas, vou resgatá-las de todos os lugares em que foram dispersadas, vou apascentar minhas ovelhas e fazê-las repousar, vou procurar a ovelha perdida, reconduzir a extraviada, enfaixar a da perna quebrada (Ez 34). Pastor bondoso, cheio de ternura e compaixão!

Em segundo lugar, o antigo testamento ensina que Deus é o pastor que faz justiça, é o juiz justo, que vem em defesa dos pobres e sofredores: vou vigiar a ovelha gorda e forte; vou apascentá-las conforme o direito, farei justiça entre uma ovelha e outra, entre carneiros e bodes (Ez 34,16-17). E Jesus, na parábola do julgamento final, conforme o evangelho de Mateus, diz que o Filho do Homem (Jesus Cristo rei e pastor), separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos (Mt 25,32). O critério são as obras de misericórdia, isto é, o que tivermos feito ao faminto, doente, nu, preso, estrangeiro.

A segunda leitura ensina que a plenitude do reinado de Cristo é a ressurreição: Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram (1Cor 15,20). Ressuscitado, vivo e vitorioso, é preciso que ele reine até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés. O último é a morte (1Cor 15,26).

Cristo Rei é a meta para a qual convergem as aspirações da história humana e de cada ser humano, na harmonia da criação. Eis aqui a visão cósmica da realeza de Cristo, visto que n’Ele o Pai quer reconciliar todo o universo, passo a passo, até que Deus seja tudo em todos (1 Cor 15,28). Nesse amplo contexto – cósmico, histórico e universal – do reinado de Cristo e da presença do Reino de Deus, inserem-se a Igreja, a presença dos cristãos no mundo e cada Igreja particular.

Como toda a Igreja, também nossa diocese de Mogi das Cruzes se inspirou, esse ano, na exortação apostólica Evangelii Gaudium (A alegria do Evangelho) do Papa Francisco. Francisco, primeiro e referencial pastor e evangelizador, além de ensinar com palavras de sabedoria, tem atraído e convencido por meio de fortes e simbólicos gestos.

Entre nós, a festa diocesana Evangelizai é um momento de ação de graças e unidade. Nossa diocese tem muito que agradecer, a começar pelas atuais cinqüenta e cinco paróquias, cinco quase paróquias e quatro áreas pastorais. Agradecer o empenho dos padres como guias e pastores zelosos do povo de Deus presente nessas comunidades. Com as religiosas, religiosos e suas congregações, queremos celebrar o ano da vida consagrada, que se inicia no próximo domingo.

Hoje, dia do cristão leigo, reconhecemos seu eficaz protagonismo evangelizador e transformador, na igreja e na sociedade. Que bênção são as pastorais (hoje a pastoral da criança completa 27 anos aqui na diocese), os movimentos eclesiais, a presença da Juventude, a pastoral da Família. Para a formação dos futuros padres empenham-se a pastoral vocacional, a faculdade de filosofia e teologia, a equipe de formadores do seminário diocesano (menor, propedêutico, filosofia e teologia).

A diocese agradece a todos os que se não mediram esforço e sacrifício, trabalhando pela realização da festa. Agradecemos a inestimável colaboração do poder público municipal, polícia militar, bombeiros, guarda municipal e tantos outros órgãos de Governo. A diocese reconhece o esforço dos organizadores da festa e tantos voluntários, liderados pelo Pe. Reginaldo, para a infraestrutura do evento; Pe. Thiago Cosmo e Pe. Diogo Shishito para a liturgia; Pe. André Luís e a equipe diocesana de comunicação, funcionários da cúria e tantos outros.

Dessa maneira, o empenho e a participação de tantos e de cada um dos presentes constituem sinais visíveis do Reino de Deus, conforme as palavras de Jesus de Nazaré: o Reino de Deus está no meio de vós. E o sonho de Jesus de que haverá um só rebanho e um só pastor.

Passada essa festa, cada cristão católico e cada comunidade é convidado a preparar com carinho e devoção o Natal do Senhor; ninguém deixe de preparar, em casa e em cada igreja, um presépio para ajudar as famílias a vivenciarem o fato histórico da encarnação do filho de Deus na família de Nazaré.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!

Nossa Senhora Aparecida! Rogai por nós!

Sant’Anna, padroeira da Diocese de Mogi das Cruzes! Rogai por nós!

Bispo diocesano

Mogi das Cruzes, 23 de novembro de 2014