Palavra do Bispo | Santuário São José

Santuário São José

Na alegria e na ação de graças pela instalação do Santuário São José, em Salesópolis, diocese de Mogi das Cruzes, é justo entoar o salmo que proclama: “felizes os que habitam vossa casa; para sempre haverão de vos louvar!” (Sl 83,5). Todo santuário é casa de Deus, de onde Ele faz resplandecer sua glória, irradiar sua santidade e ouvir sua voz que conclama: “Sede santos, como eu, o vosso Deus, sou santo” (Lv 19,2).

A fé cristã proclama que Jesus Cristo, Filho de Deus, é o “resplendor de Sua glória e a expressão do Seu Ser” (Hb 1,3), portanto, o verdadeiro santuário da presença gloriosa e santificadora de Deus. Cristo é o verdadeiro templo, de modo que quando afirma: “destruí este templo e em três dias eu o levantarei” (Jo 2,19) “falava do templo do seu corpo” (Jo 2,21).

Cristo é também, segundo a Carta aos Hebreus, sumo e eterno sacerdote, “ministro do santuário e da tenda verdadeira” (Hb 8,2) e “sumo sacerdote dos bens vindouros” (Hb 9,11). Desse modo, todo “santuário construído por mão humana é réplica do verdadeiro” (Hb 9,21). Segundo o Apocalipse, Cristo, Cordeiro imolado-ressuscitado, é “a tenda de Deus com a humanidade” (Ap 21,3).

Da colina de Salesópolis, no centro da cidade, desponta imponente e altaneiro o santuário de São José, como que de braços abertos acolhendo em aconchegante abraço moradores e visitantes. Do seu interior, ornado de beleza e esplendor, emanam as bênçãos de Deus, o infinito amor de Jesus Cristo e a materna intercessão da Virgem Maria, venerada também, no município, com o título de Nossa Senhora dos Remédios. Ela caminha com os peregrinos e os romeiros, apontando-lhes a direção de Cristo e orientando-os a que “façam tudo o que Ele lhes disser” (cf. Jo 2,5).

O padroeiro é São José, “o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo” (Mt 1,16). Homem justo, silencioso e obediente, com grande humildade acolheu a vontade de Deus, nas palavras do anjo Gabriel: “José, Filho de Davi, não temas receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados” (Mt 1,20-21).

Pai adotivo de Jesus, José formou o Filho de Deus na tradição da fé judaica. O próprio Deus Pai, confiando a formação humana de seu Filho unigênito à paternidade de José, confiou também a ele as primícias da Igreja, da qual ele se tornou patrono universal e, como tal, patrono de tantas dioceses e paróquias, como é o caso de Salesópolis, outrora chamada de São José do Paraitinga.

Nesse município, a devoção a São José percorre o tempo, sustentando o ardor da fé cristã e da tradição católica. Tal devoção e tal expressão de fé se integram aos demais aspectos da vida do povo salesopolense, com destaque aos valores da família e da fraternidade cidadã, cuja raiz e substrato se embasam no evangelho de Jesus Cristo, pela intercessão de Maria Santíssima e seu esposo São José.

A elevação da majestosa Igreja matriz de Salesópolis à categoria de Santuário Diocesano São José se dá pelos méritos dos atuais pároco, vigário, diácono e colaboradores, sucedendo a outros abnegados sacerdotes que anteriormente por lá passaram. Também concorreu para esse momento o empenho, esforço e colaboração da sociedade civil, à qual a Igreja expressa reconhecimento na pessoa do Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Vanderlon Oliveira Gomes e demais autoridades da Estância turística de Salesópolis.

A riqueza da arte sagrada que adorna as paredes e o conjunto do majestoso santuário, a arraigada devoção à Santíssima Eucaristia, o conjunto das demais capelas e comunidades cristãs que compõem a Paróquia São José, o afluxo contínuo de peregrinos e romeiros de outras localidades que devota e fervorosamente para ali acorrem, tudo isso e tantos outros fatores, solidificaram a posição a que foi alçada essa casa de oração e bênçãos de onde, pela celebração dos sacramentos, a graça de Deus se expande nos corações de todos quantos imploram o auxílio divino.

A beleza, a luminosidade, a alegria e a profunda expressão de fé que marcaram a celebração de instalação do santuário contrastam, nos dias de hoje, com o cenário de incerteza, perplexidade, angústia e sofrimento que a todos aflige, pelo surgimento e rápida difusão da pandemia Corona Vírus, avassaladora peste em tempos de pós-modernidade. Ninguém imaginava tal situação. Conforta, no entanto, recordar que, em Salesópolis, outrora, pela fé e oração do povo, outra peste foi vencida, dando origem à bela devoção à Santíssima Eucaristia, mantida viva até os dias atuais.

Que as portas do santuário São José estejam sempre abertas para acolher a todos, especialmente os pobres. Seja verdadeiramente a casa de Deus, de onde brota a oração que consola, acalenta, socorre e orienta. Seja a presença viva de Cristo bom pastor, aconchego dos braços maternos de Maria, presença silenciosa e eficaz do humilde e glorioso padroeiro São José.

Como a fumaça do incenso, suba até à vossa presença, Senhor, a prece do vosso povo reunido (cf. Sl 140/141, 2) e de todos os que, em confiante súplica, imploram saúde, proteção e misericórdia. Deus abençoe o Município e o povo de Salesópolis! Deus abençoe a Paróquia e o Santuário Diocesano São José! Viva São José!

Dom Pedro Luiz Stringhini

Bispo diocesano