Palavra do Bispo | Cidadão Suzanense

Cidadão Suzanense

No dia 18 de outubro de 2019, recebi o título de Cidadão Suzanense, em sessão presidida pela vereadora Gerice Lione, presidente da Câmara Municipal de Suzano. O proponente do título foi o vereador Joaquim Rosa, católico praticante e colaborador nas iniciativas da Igreja católica, na Região Pastoral de Suzano, que compreende as onze paróquias do Município, a Paróquia maronita São Charbel, o Colégio Diocesano Paulo VI e outros modos de presença da Igreja.

A sessão contou com a presença do Prefeito Rodrigo Ashiuchi, sua esposa Dona Larissa, (presidente do Fundo Social de Solidariedade do Município), deputado Estêvão Galvão, a Secretária da Mulher do Município de Poá (Dra. Jerusa Lisboa Pacheco Reis), secretários municipais, outros servidores daquela casa e representantes dos órgãos da imprensa.

Entre os eclesiásticos estavam: Monsenhor Antonio Robson Gonçalves (vigário-geral da Diocese de Mogi das Cruzes), Pe. Luiz Ricardo Cândido Silva (coordenador daquela Região Pastoral), padres, diáconos, religiosas. O plenário ficou repleto de fieis leigos das paróquias, comunidades, pastorais, movimentos eclesiais, associações, colégio diocesano e entidades sociais ligadas à Igreja, em Suzano, como o Instituto Virtutis (que realiza anualmente a Festa Nordestina) e a Comunidade Emaús (que mantém a Casa Terapêutica N. Sra. De Guadalupe, Casa Santa Tereza de Calcutá e o Projeto Dom Bosco).

Dediquei o título aos padres que trabalham em Suzano e também aos meus pais, que nesse dia, dezoito de outubro, estariam completando 67 anos de matrimônio, não fosse o falecimento de meu pai no último há quinze dias.

Suzano, conhecida pela singela e carinhosa denominação de “Cidade das Flores”, nasceu no Bairro do Baruel, em torno à histórica Igreja Nossa Senhora da Piedade. É marcada pela presença das colônias japonesa e libanesa, imigrantes de outros países e cidadãos provindos de tantos outros lugares do Brasil. Hoje, apesar dos avanços, não faltam desafios, como o de proporcionar um melhor atendimento de saúde à população.

Ser cidadão é ter sonho. E sonho-cidadão é aquele que se sonha coletivamente, em vista do bem comum: sonho de justiça e inclusão social, isto é, de que os pobres vejam respeitados sua dignidade e seus direitos. Ser cidadão é transformar o sonho em participação na construção de uma sociedade fraterna, solidária, justa, democrática e sustentável.

Como cristão católico, participo dos anseios e aspirações dos demais cidadãos de Suzano. Como representante da instituição, afirmo o compromisso da Igreja de colaborar, em parceria com as demais instituições da sociedade civil e o poder público, na defesa dos sólidos valores que dão estabilidade e equilíbrio ao tecido social, como a família, a escola, o trabalho e a paz social.

Com tais aspirações e sonhos comuns, mais uma vez eu me comprometi, na feliz ocasião em que me tornei cidadão susanense.

Bispo diocesano de Mogi das Cruzes

Suzano, 18 de outubro de 2019