Nossa Diocese | Ordenação Diaconal

Ordenação Diaconal

No dia 22 de dezembro, a Diocese de Mogi das Cruzes celebra a ordenação diaconal dos seminaristas Emerson Antônio da Silva, Ricardo Nascimento Vergara e Robson Nunes Martinelli, pela imposição das mãos e prece consecratória do bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini. A celebração será às 9h, na Catedral Sant’Ana, em Mogi das Cruzes.

Diaconato

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, o diaconato é o primeiro grau do sacramento da ordem, os candidatos desse grau se dedicam ao serviço da Igreja, auxiliam os padres nas Santas Missas, tem por função dentro da mesma a proclamação do Evangelho e o preparo do altar.

Na Igreja Católica, há dois tipos de diaconato: transitório, em que os ordenados após alguns meses nesse ministério passam para o segundo grau da ordem, o sacerdócio; e o permanente, que é destinado aos homens casados. No entanto, as funções são as mesmas para as duas formas de diaconato.

Pequena biografia dos seminaristas

Emerson Antônio da Silva

Natural da cidade de Itaquaquecetuba (SP), nasceu em 14 de junho de 1984. Filho de Antônio Carlos Feitosa da Silva e Maria das Graças Gomes da Silva. Fez a primeira experiência vocacional na Congregação Família dos Discípulos, em Itaquaquecetuba, entre os anos de 2012 a 2013. Após este período, foi enviado ao Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus pela Paróquia Nossa Senhora D'Ajuda, de Itaquaquecetuba. Realizou trabalho pastoral nas paróquias Santo Antônio, em Mogi das Cruzes; Nossa Senhora Aparecida, em Poá, e atualmente, na Paróquia Santa Isabel de Portugal, em Itaquaquecetuba.

Escolheu como lema diaconal: “Pelo amor colocai-vos a serviço uns dos outros” Gl 5,13

Ricardo Nascimento Vergara

Natural da cidade de Poá (SP), nasceu em 23 de setembro de 1988. Filho de José Roberto Vergara e Genilda do Nascimento Vergara. Em 2011, ingressou na Casa Propedêutica Nossa Senhora do Socorro. Realizou trabalho pastoral nas paróquias São Sebastião, em Suzano; São Benedito, em Guararema; foi cerimoniário do bispo diocesano no ano de 2016; e desde 2017, está Paróquia São Paulo Apóstolo, em Ferraz de Vasconcelos.

Escolheu como lema diaconal: “Em tudo dai graças, pois essa é a vontade de Deus em Cristo Jesus para vós” 1Ts 5,8

Robson Nunes Martinelli

Natural da cidade de Mogi das Cruzes (SP), nasceu em 17 de setembro de 1992. Filho de Santino Aparecido Martinelli e Maria Nunes Martinell. Aos 16 anos, iniciou o processo de discernimento vocacional junto a Congregação dos Filhos do Amor Misericordioso (FAM). Em 2011, ingressou na Casa Propedêutica Nossa Senhora do Socorro. Realizou estágio pastoral nas paróquias Nossa Senhora de Fátima, em Poá; Nossa Senhora D’Ajuda, em Itaquaquecetuba; Nossa Senhora do Carmo, em Itaquaquecetuba; e na Pastoral Vocacional Diocesana, e atualmente, está na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Mogi das Cruzes.

Escolheu como lema diaconal: “Para que todos tenham vida” Jo 10,10

Catedral Diocesana Sant'Ana