Home

Nossa Diocese | Instituto Dona Placidina

Instituto Dona Placidina

Na manhã desta terça-feira, dia 23 de janeiro, aconteceu a inauguração do prédio “Ir. Lourdes Aparecida de Souza” do colégio Instituto Dona Placidina, em missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini. O imóvel foi construído para abrigar os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental até o 3° ano do Ensino Médio, pois o antigo espaço dedicado a estas séries era alugado, e o nome é uma homenagem a Ir. Lourdes Aparecida de Souza, conhecida por todos como Ir. Lurdinha, que faleceu em setembro de 2012.

 

“Nós tínhamos esse sonho há oito anos quando demos início ao Ensino Médio, um espaço próprio da Fundação para acolher os alunos, os professores, e agora, estamos inaugurando este local, fruto de muita dedicação e trabalho, trabalho conjunto das diretorias executiva e pedagógica”, destacou o Pe. João Batista Ramos Motta, diretor presidente da Fundação Instituto Dona Placidina.

 

O espaço onde aconteceu a celebração eucarística ficou tomado pelos funcionários e colaboradores do colégio, e mais os convidados, entres eles, os familiares da Ir. Lurdinha e muitas autoridades locais, como o prefeito municipal de Mogi das Cruzes, Marcus Melo.

 

As novas instalações já passam a ser utilizadas amanhã, dia 24 de janeiro, com o retorno dos alunos para o ano letivo de 2018. Atualmente, o colégio Instituto Dona Placidina possui cerca de 1400 estudantes distribuídos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio e corpo docente de 80 professores. Oferece bolsas de estudo parciais e integrais a crianças e adolescentes de famílias carentes, e ainda, há meninas que após o turno de aulas ficam no Centro de Convivência, onde é feito um trabalho social, um desejo do idealizador da Fundação, Pe. João Lourenço de Siqueira.

 

 

Novo prédio

 

O edifício tem 15 salas de aulas, uma biblioteca (sala de estudos), laboratórios de ciência e de informática, além das áreas destinadas ao administrativo e a cantina.

 

Foram necessários dois anos e seis meses desde o início quando se pensou na construção até a entrega, que é um projeto do arquiteto Sandro Piereti Rodrigues, sob a orientação da coordenação pedagógica do colégio, em que está à frente a Ir. Elena Ramos Bomfim, da Congregação das Irmãs Ursulinas da Sagrada Família, como diretora pedagógica.

 

O nome do novo prédio da Fundação é uma homenagem a Ir. Lourdes Aparecida de Souza, conhecida por todos como Ir. Lurdinha, que faleceu em setembro de 2012, e prestou muitos serviços à instituição, como professora, diretora, vice-diretora e juntamente com as Irmãs Ursulinas, trabalhou para o crescimento do centro educacional.

 

 

Instituto Dona Placidina

 

O INSTITUTO DONA PLACIDINA é uma fundação de caráter assistencial e educacional idealizado pelo Pe. João Lourenço de Siqueira, que foi pároco da Paróquia Sant’Anna, em que na época (+- na década de 1920), cuidava de um externato onde eram ministradas aulas para crianças e jovens da sociedade mogiana, e tinha o desejo de construir um internato para meninas órfãs.

 

O sacerdote possuía bens móveis e imóveis, assim, em 1924, fez um testamento dos bens à Mitra Arquidiocesana de São Paulo, representada pelo bispo Dom Duarte Leopoldo e Silva (a Diocese de Mogi das Cruzes foi criada em 1962) para fundar um asilo para meninas órfãs e pobres, que já funcionava na Rua Pe. João, no centro de Mogi das Cruzes, como Externato Sant’Anna.

 

Em 1930, pediu a ajuda do amigo Benedicto Servulo de Sant’Anna para construir uma casa maior para abrigar as meninas. No entanto, o Pe. João Lourenço veio a falecer em 03 de fevereiro de 1931. Assim, a pedido do arcebispo de São Paulo, Benedicto Servulo assume a presidência da instituição, juntamente com o amigo Francisco de Souza Melo com o cargo de mordomo (tesoureiro) e uma diretoria constituída conforme o Estatuto deixado pelo Cônego João Lourenço: o vigário da Matriz de Sant’Anna, Pe. Cícero de Revoredo; o prior da Ordem Terceira do Carmo, João Fernandes de Moraes; e o provedor da Irmandade do SS. Sacramento da Matriz, José Pereira Belleza.

 

Ao assumir a presidência, Benedicto Servulo inicia os trabalhos para adquirir o velho prédio colonial pertencente à senhora Sebastiana de Melo Freire, situado à Rua Senador Dantas, que graças à colaboração de muitos benfeitores e o dinheiro deixado pelo Cônego foi possível realizar o negócio.

 

A pedra fundamental (do prédio onde o colégio funciona até hoje na Rua Senador Dantas, 284) foi posta em 28 de outubro de 1931 – data que se comemora o aniversário do Instituto Dona Placidina – e a inauguração aconteceu em 05 de fevereiro de 1939, projeto do arquiteto e engenheiro, Hipólito Gustavo Payol Júnior que doou a planta e acompanhou o trabalho gratuitamente. E já no início, atendia 80 meninas em regime de externato e 80 no internato.

 

O Instituto levou o nome “DONA PLACIDINA” em homenagem à mãe do Pe. João Lourenço, que se chamava Placidina Maria de Jesus. Conforme o desejo do sacerdote, o Instituto passou a ser dirigido pedagogicamente pelas Irmãs de São Vicente de Paula (Irmãs Vicentinas), que ali trabalharam até 1966. Foi a partir de 1967, que a coordenação pedagógica ficou a cargo das Irmãs Ursulinas da Sagrada Família e continuam até os dias atuais.

 

Conforme o Estatuto Social, a Fundação Instituto Dona Placidina é gerida por uma Diretoria Executiva composta pelo Diretor Presidente, Vice-presidente, Secretário, Segundo Secretário, Tesoureiro, Segundo Tesoureiro. Porém, o Órgão Máximo Deliberativo do Instituto é exercido pelo Conselho Curador.

 

Diretoria Executiva:

Diretor Presidente: Pe. João Batista Ramos Motta

Vice-presidente: Dr. Raulindo Paiva Junior

1º Tesoureiro: Sr. Antônio Athanazio do Nascimento

2º Tesoureiro: Sr. Antônio Benedicto Bruni

1º Secretária: Sr.ª Lenita Helena de Oliveira Kleine

2º Secretária: Sr.ª Sueli Moraes Braz.

 

Conselho Curador:

Presidente Nato: Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo diocesano de Mogi das Cruzes

Membros natos: Ir. Ana Cristina Santos Alves, Pe. Claudio Antônio Delfino, Terezinha Ribeiro dos Santos e Diomar Augusto Ferreira,

Membros eleitos: Paulo Garcia de Oliveira Junior, José Armando Marçal, Antônio José Mercado Martins e Sérgio Benedito Fernandes de Miranda.

Conselho Fiscal: Sérgio Knippel, Ciro Fujii e José Carlos Zepone. 

 

Instituto Dona Placidina

Rua Senador Dantas, 317 – Centro – Mogi das Cruzes/SP

Tel: (11) 4799-5666

GALERIA DE FOTOS