Nossa Diocese | Pe. João Rosa

Pe. João Rosa

Com muito pesar, comunicamos o falecimento do Revdo. Pe. João de Oliveira Rosa Filho, presbítero da Diocese de Mogi das Cruzes, em decorrência de uma broncopneumonia, às 23h30 desta terça-feira, dia 21, no Hospital Santana, em Mogi das Cruzes.

O velório acontece desde às 7h, na Paróquia Sant'Ana, Catedral Diocesana. A missa exequial será às 14h30 no mesmo local, e o sepultamento às 16h30, no Cemitério Parque das Oliveiras, em Mogi das Cruzes.

Nos unimos em oração pelo descanso eterno do nosso querido e já saudoso, Pe. João Rosa.

Catedral Diocesana Sant’Ana

Praça Coronel Benedito de Almeida, s/nº - bairro: Centro - Mogi das Cruzes

Cemitério Parque das Oliveiras

Rua Coronel Cardoso de Siqueira, 3013 - bairro: Vila Oliveira - Mogi das Cruzes

----------------------------

Pe. João de Oliveira Rosa Filho

João de Oliveira Rosa Filho nasceu em Mogi das Cruzes, em 28 de junho de 1930, filho de João de Oliveira Rosa e Antonia Trindade Rosa. Com 10 anos, já demonstrava interesse pelas coisas da Igreja, e fez a Primeira Comunhão no Natal de 1940.

Em 1943, fez um teste para estudar no Seminário Metropolitano de São Paulo, em Pirapora do Bom Jesus, onde completou o colegial (atual Ensino Médio). Em 1950, ingressou no Seminário Central, no bairro do Ipiranga, na capital paulista, e fez o curso de Filosofia. Em 1952, foi indicado para fazer a teologia na Pontifica Universidade Gregoriana, em Roma. Em agosto daquele ano, viajou de navio até a capital italiana, onde deu início ao curso de Teologia e terminou em 1956. Naquele mesmo ano, ainda na Itália, foi ordenado diácono pela imposição das mãos de Dom Paulo Rolim Loureiro, quando ele ainda era bispo auxiliar de São Paulo.

A ordenação sacerdotal foi no dia 04 de novembro de 1956, na Catedral da Sé, em São Paulo. No dia 08 de dezembro, celebrou a primeira missa em Mogi das Cruzes, na Igreja Sant’Ana, onde ficou como vigário paroquial.

Em 1958, no dia 1º janeiro, tomou posse como pároco na Paróquia Nossa Senhora da Escada e São Benedito, em Guararema.

Exerceu vários Ofícios Eclesiásticos em nossa Diocese. No período da vacância em 1975, a Diocese de Mogi das Cruzes foi administrada pelo Pe. João de Oliveira Rosa Filho, nomeado vigário capitular pelo Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo de São Paulo. Foi de chanceler do bispado na Diocese por mais de 25 anos, também, professor no Instituto de Filosofia e Teologia Paulo VI, hoje Faculdade Paulo VI, capelão no Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, diretor espiritual e capelão das religiosas da Congregação das Irmãs Ursulinas da Sagrada Família.

E exerceu o ministério presbiteral nestas paróquias:

- Paróquia Nossa Senhora da Escada e São Benedito, em Guararema;

- Paróquia São José, em Salesópolis;

- Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no distrito de Sabaúna, em Mogi das Cruzes;

- Paróquia São Bento do Parateí, em Guararema;

- Santuário Diocesano Senhor Bom Jesus – Igreja São Benedito, em Mogi das Cruzes;

- Paróquia São Sebastião, Vila São Sebastião, em Mogi das Cruzes;

- Paróquia São João Batista, Jardim Camila, em Mogi das Cruzes;

- Paróquia Santo Antônio, Mogi Moderno, em Mogi das Cruzes;

- Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Santuário Diocesano, Alto do Ipiranga, em Mogi das Cruzes;

- Paróquia Santa Cruz, Ponte Grande, em Mogi das Cruzes;

- Paróquia São José Operário, no distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes;

- Paróquia São José Operário, Mogilar, em Mogi das Cruzes;

- Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Vila Industrial, em Mogi das Cruzes.