Nossa Diocese | Retiro dos seminaristas

Retiro dos seminaristas

Em preparação ao tempo quaresmal, entre os dias 24 a 28 de fevereiro, aconteceu o retiro anual dos seminaristas de Filosofia e Teologia da Diocese, no Mosteiro das Irmãs Carmelitas de São José, em Jacareí (SP), com o tema “Encontro com Cristo”, e assessoria do Pe. Pedro Paulo Custódio, FAM, pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria, de Mogi das Cruzes, e da Ir. Luciana, da Congregação Servas do Amor Misericordioso (SAM).

A meditação do retiro observou os diversos encontros de Cristo durante a vida pública e o que cada um desses encontros significa na caminhada formativa e de discernimento vocacional do futuro sacerdote. De acordo com o reitor do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, o Pe. João Paulo da Silva, o retiro anual dos seminaristas ocorre neste período pré quaresmal para que os seminaristas possam mergulhar no clima de recolhimento e conversão que o tempo litúrgico propõe a todos os católicos.

A programação diária incluía a Santa Missa, a reflexão dos assessores, a oração comunitária da Liturgia das Horas, e também, momentos que propiciaram a devoção mariana, como a meditação do Santo Terço e o amor à Santíssima Eucaristia, por meio da Adoração. Na noite da segunda-feira, dia 27, foi realizada a celebração penitencial, momento significativo visando a preparação para o sacramento da reconciliação que seria na manhã seguinte. Durante todo o retiro, os seminaristas tiveram a oportunidade de partilhar com os pregadores e com a comunidade as inquietações suscitadas durante os momentos de meditação e oração.

Como sinal visível da unidade da Igreja, as monjas carmelitas permaneceram todo o tempo rezando pelo bom êxito do retiro. O bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, esteve com os seminaristas na segunda-feira, dia 27, e presidiu a Santa Missa, concelebrada pelo reitor do Seminário e pelo padre pregador. Durante a homilia, ressaltou o carinho e o zelo que tem pelos seminaristas e demonstrou a alegria de estar junto deles em mais um importante momento da vida do Seminário de Filosofia e Teologia Sagrado Coração de Jesus.

Texto: Diego Araújo Costa – Seminarista do 2° ano de Filosofia