Nossa Diocese | Missão na Diocese de Brejo (MA)

Missão na Diocese de Brejo (MA)

“Missionário ê, missionário ah, Mata Roma chama e o povo espera ver você chegar” foi um dos cantos entoados pelas comunidades para receber os seminaristas Leandro Fonseca, Leonardo Felix, Rafael Xavier e Victor Moreira do 4º Ano de Teologia que foram enviados para uma experiência missionária entre os dias 13 a 30 de janeiro de 2017, na Paróquia São Francisco das Chagas, na Diocese de Brejo (MA).

Os seminaristas foram recepcionados pelo Pe. Claudinei Pereira de Melo, pároco da referida paróquia, e pelos coordenadores das pastorais e movimentos em um jantar de acolhida no centro pastoral. Logo após o jantar, foram enviados para primeira comunidade onde iriam participar das atividades no dia seguinte.

Durante os 18 dias, os seminaristas visitaram 13, das 41 comunidades da paróquia. Nessas comunidades, em sua maioria à beira do rio, acontecia Renovação das Promessas Batismais, a troca de experiência, as visitas às famílias e aos enfermos, e os encontros com as crianças, os jovens e os casais. O dia em cada comunidade encerrava-se com a celebração da Santa Missa, seguida pela Noite Cultural, preparada pelas comunidades com algum aspecto da cultura maranhense.

Ao longo dos dias, os seminaristas puderam conhecer um novo jeito de ser Igreja que, embora diante das inúmeras dificuldades, as comunidades buscam através da oração e da partilha, viver como a primeira comunidade cristã “ser um só coração e uma só alma” (At 4,32). Os quatro seminaristas voltaram radiantes dessa experiência, pois ao longo dos dias, perceberam a beleza de uma Igreja, Povo de Deus, na qual caminham juntos ministros ordenados e leigos, levando a “Alegria do Evangelho” e que marcou suas histórias vocacionais.

Texto: Victor Moreira - Seminarista do 4º ano de Teologia