Nossa Diocese | Novo prédio da Faculdade Paulo VI

Novo prédio da Faculdade Paulo VI

Nesta manhã (30/01), a Diocese de Mogi das Cruzes inaugurou as novas instalações da Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI, no bairro Vila Mogilar, em Mogi das Cruzes, com a Santa Missa presidida pelo arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer.

A celebração foi concelebrada pelo cardeal Cláudio Hummes, OFM, arcebispo emérito de São Paulo; o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini; o bispo emérito, Dom Paulo Mascarenhas Roxo, Opraem; o arcebispo de Sorocaba, Dom Julio Endi Akamine, SAC; o bispo de São Miguel Paulista, Dom Manuel Parrado Carral; o bispo emérito de São Miguel Paulista, Dom Fernando Legal, SDB; e demais sacerdotes da Diocese e convidados. Dom Emílio Pignoli, bispo emérito de Campo Limpo, que foi o segundo bispo de Mogi das Cruzes, passou pelo local no início da missa.

Durante a homilia, Dom Odilo Pedro Scherer lembrou do beato Paulo VI, que dá nome a Faculdade, destacou o grande Papa, teólogo e pastor da Igreja que ele foi. Ainda, ressaltou a função singular da instituição, que é para a formação de sacerdotes, de religiosos e leigos. “A Faculdade Paulo VI tem uma finalidade muito própria, a formação do clero, dos religiosos e dos leigos, que trabalham na missão da Igreja, no melhor cumprimento desta missão com mais formação cultural e intelectual”. O cardeal, também, fez referência a Ratio fundamentalis institutionis sacerdotalis, documento sobre a vocação presbiteral da Congregação para o Clero, que foi publicado em dezembro de 2016.

Ao final da celebração eucarística, o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, agradeceu ao empenho de todos na realização de mais esta obra da Diocese que vem acrescentar na formação do clero diocesano, mas também, dos leigos que buscam mais conhecimentos na área da filosofia e teologia. E em seguida, aconteceu a bênção do novo prédio e o descerramento da placa inaugural.

Estiveram presentes na cerimônia, o prefeito municipal de Mogi das Cruzes, Marcus Melo; o prefeito municipal de Suzano, Rodrigo Ashiuchi; e mais autoridades e vereadores da Região do Alto Tietê.

Faculdade Paulo VI e as novas instalações

A Faculdade Paulo VI tem origem no Instituto de Filosofia e Teologia da Diocese de Mogi das Cruzes, fundado em 1980, foi oficialmente inaugurada em 28 de fevereiro de 1994, com o compromisso de desenvolver um processo de produção de conhecimento que possibilite ao sujeito atuar na sociedade, compreendendo e levando a efeito o seu papel educacional e social.

Atualmente, a Faculdade oferece os cursos de graduação em Filosofia (bacharelado e licenciatura) e Teologia (bacharelado), além de alguns cursos de extensão, como o de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A construção de um espaço mais moderno foi pensada para atender melhor, principalmente, as necessidades dos alunos e, assim poder ampliar o número matriculados, atualmente, cerca de 150. O custo total da obra foi R$ 1,9 mi (um milhão e novecentos mil reais), sendo R$ 1,7 mi de investimentos da Diocese de Mogi das Cruzes e o restante, doações, e o tempo gasto para a construção foi de um ano e meio.

O novo prédio está no terreno onde a Faculdade já funcionava, na Avenida Francisco Rodrigues Filho, 248, no bairro Vila Mogilar, em Mogi das Cruzes. São dois andares, o térreo e o primeiro andar que irão abrigar toda a estrutura da instituição, como as salas de aula (sete salas), da diretoria, da coordenação, dos professores, de informática, a biblioteca, a secretaria, o financeiro, entre outros.

Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI

Avenida Francisco Rodrigues Filho, 248