Nossa Diocese | Carta em favor do Direito e da Justiça

Carta em favor do Direito e da Justiça

Nós, trabalhadores e trabalhadoras, reunidos no encontro anual da Pastoral Operária do Sub-regional SP2, viemos manifestar nosso repúdio aos ataques contra os direitos sociais do povo brasileiro.

Estivemos reunidos entre os dias 7 a 9 de outubro de 2016 para compreendermos melhor este triste momento para a classe trabalhadora de nosso país.

Além dos integrantes da Pastoral Operária, pudemos contar também com a presença acolhedora de Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo diocesano de Mogi das Cruzes; Dom Edmilson Amador Caetano, bispo diocesano de Guarulhos, das Irmãs do Cristo Operário, de integrantes da Pastoral do Mundo do Trabalho e do Movimento dos Trabalhadores Cristãos.

As medidas anunciadas pelo atual governo – a reforma trabalhista, a reforma da previdência e a fixação de teto para os gastos sociais (PEC 241) – que tem o apoio da maioria do Congresso Nacional, vão tornar ainda mais difícil a vida dos trabalhadores e empobrecer ainda mais o nosso país.

Acreditamos que é necessário um grande esforço de conscientização em nossas paróquias e comunidades sobre as graves consequências destas medidas. Pedimos que os nossos pastores, padres, religiosas, agentes de pastoral e movimentos nos ajudem neste esforço de conscientização. Somente este esforço coletivo pode apontar saídas para esta triste situação.

Desta forma poderemos expressar o nosso compromisso com o Evangelho e com a defesa da justiça social em nosso país.

Temos certeza que Nossa Senhora Aparecida, nossa Mãe e de Mãe de Jesus, carpinteiro de Nazaré e os Santos Mártires estarão conosco nesta caminhada.

Mogi das Cruzes, 9 de outubro de 2016

Pastoral Operária das Dioceses do Sub-regional SP2 (São Miguel Paulista, Osasco, Campo Limpo, Santo Amaro, Santo André, Mogi das Cruzes, Guarulhos e Santos)