Nossa Diocese | Porta Santa

Porta Santa

Na Diocese de Mogi das Cruzes, o bispo Dom Pedro Luiz Stringhini designou quatro locais como Igrejas Jubilares por ocasião do Ano Santo da Misericórdia proclamado pelo Papa Francisco: a Catedral Diocesana Sant’Ana, os Santuários Diocesanos Cristo Amor Misericordioso e Senhor Bom Jesus – Igreja São Benedito, todas no munícipio de Mogi das Cruzes, e a Igreja Santos Apóstolos em Itaquaquecetuba.

A Portas Santa, na fé cristã, é o próprio Cristo: “Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem” (Jo 10,9), e é lugar de peregrinação, por isso, uma orientação do Jubileu, para que os fiéis católicos vivam a experiência mística deste período, devem se deslocar até uma Igreja Jubilar. “A vida é uma peregrinação e o ser humano é viator, um peregrino que percorre uma estrada até à meta anelada. Também para chegar à Porta Santa, tanto em Roma como em cada um dos outros lugares, cada pessoa deverá fazer, segundo as próprias forças, uma peregrinação. Esta será sinal de que a própria misericórdia é uma meta a alcançar que exige empenho e sacrifício. Por isso, a peregrinação há de servir de estímulo à conversão: ao atravessar a Porta Santa, deixar-nos-emos abraçar pela misericórdia de Deus e comprometer-nos-emos a ser misericordiosos com os outros como o Pai o é conosco”, destacou o Papa Francisco na Bula de Proclamação do Ano Santo “Misericordiae Vultus”.

E durante os Anos Santos, os fiéis podem receber as indulgências, assim neste período, ao passar pela Porta Santa nas Igrejas Jubilares, as pessoas deverão realizar as condições habituais para a concessão de indulgências: a profissão de fé e a oração pelo Papa e pelas suas intenções, ainda a confissão sacramental e a comunhão eucarística. De acordo com o Catecismo da Igreja Católica (CIC): “A indulgência é a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições pela ação da Igreja que, enquanto dispensadora da redenção, distribui e aplica, por sua autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos. Em geral, a obtenção das Indulgências exige determinadas condições e o cumprimento de certas obras”.

Programação de Fechamento das Portas da Misericórdia da Diocese:

O que devemos fazer para bem viver o Ano Santo: http://diocesedemogi.org.br/igreja_no_mundo_noticia.php?id=413

Para informações sobre o horário de funcionamento das Igrejas Jubilares, por favor, entrar em contato:

Catedral Diocesana Sant’Ana

Praça Coronel Benedito de Almeida, s/n – bairro: Centro – Mogi das Cruzes/SP