Nossa Diocese | Nota de falecimento

Nota de falecimento

Nota de falecimento – Pe. Claudionir Braga do Carmo

Com muito pesar, comunicamos o falecimento, aos 70 anos, do Revmo. Pe. Claudionir Braga do Carmo, ocorrido na tarde de hoje, dia 29 de novembro, no Hospital São Luiz, em São Paulo (SP), onde estava internado para a retirada de um tumor benigno na cabeça, e infelizmente, devido a comorbidades como a diabetes, que o deixou com a imunidade comprometida e levou à uma pneumonia e a sepse.

Pároco da Paróquia Santa Luzia, em Mogi das Cruzes (SP), nasceu em Tanabi (SP), em 12 de março de 1953, filho de José Braga do Carmo e Aparecida Vergínia do Carmo, e foi ordenado presbítero em 29 de junho de 1982, pelas mãos de Dom Emilio Pignoli, segundo bispo da Diocese de Mogi das Cruzes (SP). Pe. Claudionir foi o primeiro a ser ordenado sacerdote pela Diocese de Mogi das Cruzes, era o decano.

O presbítero era mestre em Teologia Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, e além da formação eclesiástica, fez graduação de Biologia. Desde a ordenação presbiteral, foi um grande incentivador da Pastoral Vocacional da Diocese, como formador e reitor dos seminários diocesanos entre os anos 1982 a 1988, foi vigário-geral da Diocese de 1995 a 2008, e vice-diretor da Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI no ano de 2012. Também, atuante em diversas pastorais e comissões da Diocese, como Batismo e Bens Culturais, entre outras. Pe. Claudionir foi pároco da Paróquia Sant’Ana – Catedral Diocesana de 1997 a 2012. A assinatura em diversos trabalhos pastorais que o Pe. Claudionir Braga do Carmo deixa para a Diocese está registrada na história, é valiosa e importante.

O velório acontece na Paróquia Santa Luzia, e o bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini preside a missa exequial às 14h. Os outros horários definidos são 07h30, presidida pelo Monsenhor Antônio Robson Gonçalves, em seguida, 10h, presidida pelo Pe. Sidnei Quenji Ito, e às 12h, pelo Pe. João Paulo Silva. O sepultamento será no Cemitério São Salvador, em Mogi das Cruzes, com horário a ser definido.

Unimo-nos em oração pelo descanso eterno do Pe. Claudionir e o conforto dos familiares e do clero da Diocese de Mogi das Cruzes.

Monsenhor Antonio Robson Gonçalves

Vigário-geral da Diocese

Paróquia Santa Luzia

Avenida Henrique Batalha Arouche, 397 – Vila Rubens – Mogi das Cruzes (SP)