Nossa Diocese | Festa do Divino

Festa do Divino

Entre os dias 18 a 28 de maio, acontece a tradicional Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, que em 2023 tem como tema “Divino Espírito Santo, fortalecei a fé e a união nas famílias”.

A abertura na quinta-feira, dia 18 de maio, é na Praça Coronel Benedito de Almeida, s/n, em frente à Catedral Sant’Ana, às 18h, onde o Império do Divino é abençoado pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini. Antes, às 16h, os devotos se reúnem em frente à casa dos festeiros, Josmar Cassola Silva e Maria Tereza Pereira Cassola Silva, localizada à Rua Jorge Salomão, 1371, na Vila Suíssa, e saem em direção à Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes, onde às 16h30, serão recebidos pelo prefeito Caio Cunha. Às 17h, seguem em direção à praça para a abertura, onde após a bênção do Império, às 18h30, é feito o levantamento do mastro pelos capitães-de-mastro Ricardo Medina Alvarez e Maria de Lourdes Pereira da Silva Medina.

As celebrações terminam no domingo de Pentecostes – data que a Igreja Católica celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos –, que neste ano será em 28 de maio.

Novena Preparatória

A novena preparatória é entre os dias 19 a 27 de maio, com as celebrações eucarísticas às 19h, na Catedral Sant’Ana. A missa de abertura no dia 19 será presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini.

Neste ano, Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, preside a novena na terça-feira, 23 de maio, e o arcebispo metropolitano de São Paulo, o cardeal Odilo Pedro Scherer na quinta-feira, dia 25.

As outras missas da novena serão presididas pelos sacerdotes da Diocese (programação completa abaixo).

Alvorada

A alvorada começa no sábado, 20 de maio. A procissão pelas ruas centrais de Mogi das Cruzes sai do Império do Divino Espírito Santo, na Praça Coronel Benedito de Almeida, sempre às 5h, entre os dias 20 a 28 de maio.

Na segunda-feira, dia 22, a procissão segue até o Cemitério São Salvador, localizado à Praça Antônio Nogueira, 101, bairro Centro, para a celebração da Santa Missa presidida pelo bispo diocesano.

Todos os dias, após a procissão, será servido o tradicional Café da Alvorada no salão paroquial da Catedral Sant’Ana.

Missas Campais

Nos sábados, 20 e 27 de maio, às 15h, serão celebradas missas campais no espaço da quermesse, no Centro Municipal Integrado Deputado Maurício Najar (CMI). No primeiro sábado da festa, dia 20, a celebração eucarística será presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini.

No dia 27, o Pe. Antônio Maria, administrador do mosteiro Ain Karim, em Jacareí, é quem irá presidir a Santa Missa.

Caminhada Ecológica

No sábado, 20 de maio, teremos a Caminhada Ecológica, com saída da Avenida Cívica (em frente ao espaço da quermesse), no bairro Mogilar, e destino ao Parque Centenário. A concentração é a partir das 8h30 e para participar, clique aqui para se inscrever e ganhar uma camiseta.

Pentecostes e encerramento da Festa

E para celebrar o Pentecostes, dia da descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e encerrar a Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, no domingo, dia 28 de maio, a procissão sai às 16h30, e em seguida, acontece a missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, na Catedral Sant’Ana.

Após a celebração eucarística, é realizada a cerimônia de incineração dos pedidos que foram depositados nas urnas do Império, e fechamento do mesmo.

Quermesse e Entrada dos Palmitos

A tradicional quermesse retorna neste ano e acontece entre os dias 18 a 28 de maio no Centro Municipal Integrado Deputado Maurício Najar (CMI). Sábados e domingos, a partir das 14h e dias da semana, a partir das 18h30.

Além das barracas típicas de comidas e bebidas, o espaço da quermesse traz uma programação cultural no palco central, com apresentações musicais.

A folclórica Entrada dos Palmitos é no sábado, dia 27 de maio. A concentração é na Rua Ricardo Vilela, na altura do nº 1200, e a saída do cortejo é às 9h e segue pelas ruas principais da região central de Mogi das Cruzes até a Catedral Diocesana.

App Festa do Divino

Mais uma novidade para 2023 é o aplicativo da Festa do Divino, em que as pessoas poderão acessar todas as informações sobre o evento. Para baixar o app, clique aqui ou através do QR Code abaixo.

Programação Novena Preparatória – 19h – Catedral Sant’Ana

19/05 – Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo de Diocese de Mogi das Cruzes (SP);

20/05 – Pe. Anderson Lima Pereira, pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Mogi das Cruzes;

21/05 – Pe. Luiz Felipe de Medeiros Costa Cruz, administrador da Quase-paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, em Itaquaquecetuba;

22/05 – Pe. Thiago Cosmo da Silva, pároco da Paróquia Sagrada Família, em Mogi das Cruzes;

23/05 – Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida (SP);

04/05 – Monsenhor Antônio Robson Gonçalves, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Santuário Diocesano, em Mogi das Cruzes;

25/05 – Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo (SP);

26/05 – Pe. Frei Jerry de Sousa Fonseca, O. Carm, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Mogi das Cruzes;

27/05 – Pe. Dorival Aparecido de Moraes, pároco da Paróquia Sant’Ana, em Mogi das Cruzes.

Catedral Sant’Ana

Praça Coronel Benedito de Almeida, s/n – bairro: Centro – Mogi das Cruzes/SP

Cemitério São Salvador

Praça Antônio Nogueira, 101 – bairro: Centro – Mogi das Cruzes/SP