Nossa Diocese | Grito dos Excluídos

Grito dos Excluídos

“Basta de Miséria, Preconceito e Repressão! Queremos Trabalho, Terra, Teto e Participação!”. Esse é o lema da 26ª edição do Grito dos/as Excluídos/as, que tradicionalmente acontece no dia 07 de setembro, Dia da Independência do Brasil, em todo o país.

A escolha do lema anual dessa mobilização popular sempre dialoga com o tema da Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) -, com a conjuntura política, social e econômica do país e com a luta dos movimentos sociais.

Neste ano, em particular, a crise sócio sanitária imposta pela pandemia mundial de Covid-19 tomou relevância nesta articulação das pastorais, Igrejas e movimentos populares que, entre suas reivindicações históricas, trazem o direito à saúde pública de qualidade e a valorização do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na Diocese de Mogi das Cruzes, o bispo Dom Pedro Luiz Stringhini preside a missa do Grito dos Excluídos na segunda-feira, dia 07, às 9h, na Catedral Sant’Ana. Antes da celebração, às 8h15, acontece uma explanação sobre a atuação da Igreja junto aos excluídos com alguns agentes das Pastorais Sociais da Diocese.

Devido a pandemia da Covid-19, e ao seguir as orientações das autoridades de saúde para a não aglomeração de pessoas, na Catedral Sant’Ana é permitida a participação de cerca de 200 pessoas, referente a 30% da capacidade da Igreja. A celebração será transmitida pela página da Catedral Sant’Ana no Facebook (facebook.com/catedraldesantannamogi/).

Convite do bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, para a celebração de segunda-feira, dia 07: http://www.facebook.com/DiocesedeMogidasCruzes/videos/889042615166872

Em vídeo para o Regional Sul 1 da CNBB, Dom Pedro Luiz Stringhini incentiva ações para o Grito dos Excluídos e faz um convite à reflexão sobre o “Pacto pela vida e pelo Brasil”: http://www.facebook.com/watch/?v=999646667149255&extid=nbzIFvsXSy2k78Mq

Catedral Diocesana Sant’Ana

Praça Coronel Benedito de Almeida, s/nº - bairro: Centro - Mogi das Cruzes