Nossa Diocese | Aniversário sacerdotal

Aniversário sacerdotal

Na manhã de sábado, dia 08, na Catedral Sant’Ana, aconteceu a celebração de Ação de Graças pelo aniversário de 40 anos de Ordenação Sacerdotal do nosso bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini (09 de agosto de 1980), e também, pelo 68 anos de ordenação sacerdotal do nosso bispo emérito, Dom Paulo Mascarenhas Roxo, Opraem, (20 de agosto de 1952) e in memoriam do aniversário de 86 anos de ordenação sacerdotal do primeiro bispo de Mogi das Cruzes, Dom Paulo Rolim Loureiro (15 de agosto de 1934).

A missa foi concelebrada pelo bispo emérito de Mogi das Cruzes, Dom Paulo Mascarenhas Roxo, Opraem; pelo arcebispo de Aparecida (SP), Dom Orlando Brandes; Dom Edmilson Amador Caetano, bispo de Guarulhos (SP) e vice-presidente do Regional Sul 1 da CNBB; por Dom Manoel Ferreira dos Santos Junior, MSC, bispo de Registro (SP); e sacerdotes, tanto da Diocese de Mogi das Cruzes, como vindos de outros lugares.

Antes da procissão de entrada, os bispos fizeram uma pequena oração na cripta onde está sepultado Dom Paulo Rolim Loureiro. Em seguida, logo no início da Santa Missa, Dom Pedro Luiz Stringhini agradeceu aos presentes, entre eles, os familiares e autoridades civis de Mogi das Cruzes, e recordou: “A minha vida sacerdotal foi acompanhada desde o início por Dom Paulo Evaristo Arns que me ordenou presbítero, e estivemos juntos nessa caminhada até a sua partida para o céu, éramos próximos, graças a Deus, uma bonita amizade, depois da ordenação, o meu trabalho como presbítero foi todo na Zona Leste de São Paulo”.

Já a homilia foi feita por Dom Paulo Mascarenhas Roxo, Opraem, bispo emérito de Mogi das Cruzes, em que destacou a função do sacerdote. “O Espírito de Deus está sobre mim, Ele me ungiu, que alegria é o dia da nossa ordenação, sabendo que Deus nos escolheu para esta missão, mesmo conhecendo as nossas fraquezas, nos deu esta bonita missão de cuidar do povo de Deus, através dos Sacramentos, dos atendimentos, da proximidade e acolhimento”, refletiu. Também, reforçou que tudo é graça e força de Deus, e entrega. Ao final, agradeceu o dom do ministério sacerdotal e pediu orações para que possam continuar a serem fiéis e entregues na totalidade ao sacerdócio, seguindo o exemplo de Jesus, o Sumo Sacerdote, e pediu para que o Senhor sempre suscite novas vocações para a Igreja.

No fim da celebração, a palavra foi dada para pequenas homenagens e agradecimentos a Dom Edmilson Amador Caetano que falou em nome do Regional Sul 1, do qual Dom Pedro Luiz Stringhini é o atual presidente; ao vigário geral da Diocese, Monsenhor Antônio Robson Gonçalves, que agradeceu em nome do clero diocesano e da comunidade católica do Alto Tietê; e ao deputado federal, Marco Aurélio Bertaiolli.

Devido a pandemia da Covid-19 e a necessidade do distanciamento social, boa parte dos fiéis não puderam acompanhar a missa na Catedral Diocesana, tiveram que fazê-la pelas redes sociais.

Fotos: Pascom Diocesana