Nossa Diocese | Abertura da Igrejas Paroquiais - 12 de junho de 2020

Abertura da Igrejas Paroquiais - 12 de junho de 2020

A RESPEITO DA FLEXIBILIZAÇÃO DAS NORMAS E A POSSIBILIDADE DE REABERTURA DAS IGREJAS PAROQUIAIS

Mogi das Cruzes, 12 de junho de 2020.

Reverendíssimos Senhores Párocos e Administradores Paroquiais,

Saudações em Cristo, Nosso Senhor!

É do conhecimento de todos que por decisão do Governo do Estado de São Paulo recentemente (dia 10/06/2020) a região do Alto do Tietê, onde a Diocese de Mogi das Cruzes está territorialmente localizada, foi elevada ao nível 2 (fase laranja) no Plano de Retomada Consciente da Economia, que permite flexibilização de várias atividades.

Neste sentido, a partir da data de hoje, 12 de junho, mediante decretos municipais as prefeituras estão autorizando que nas Igrejas Paroquiais possam ocorrer celebrações presenciais com restrições e limitando em 30% da capacidade de lotação dos templos, o número de pessoas nas celebrações.

O Exmo. Sr. Bispo Diocesano julgou por bem não editar, para o momento, nenhum Decreto estabelecendo normas ou diretrizes. A sua recomendação é que cada Pároco, a seu juízo, com prudência e cautela, atento à realidade e necessidades dos fiéis de sua Paróquia, acatando o que determinam as autoridades municipais e estaduais e seguindo os protocolos de segurança e higiene recomendados pelas autoridades sanitárias, decida quando e como organizar o modo da participação presencial dos fiéis em sua Paróquia.

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) editou um subsídio denominado “Orientações litúrgico-pastorais para o retorno às atividades presenciais” que pode facilmente ser acessado no site da própria CNBB e mesmo no site da Diocese. Neste subsídio existem algumas orientações (que devem ser entendidas sempre como sugestões e não como normas) para a celebração dos Sacramentos neste momento de retorno das atividades. Tal subsídio certamente será muito útil e poderá auxiliar aos Párocos, Administradores Paroquiais e suas equipes na retomada das atividades presenciais.

Sem mais, desejando frutuoso apostolado a todos, subscrevo-me

Mons. Antônio Robson Gonçalves

Vigário Geral na Diocese de Mogi das Cruzes

Abertura_das_igrejas_paroquiais_12_junho_de_2020.pdf - Clique aqui e faça o download