Nossa Diocese | Ordenação Diaconal

Ordenação Diaconal

No dia 28 de dezembro, a Diocese de Mogi das Cruzes celebra a ordenação diaconal dos seminaristas Dênis de Jesus das Neves e Jonas Cunha da Silva, pela imposição das mãos e prece consecratória do bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini. A celebração será às 9h, na Catedral Sant’Ana, em Mogi das Cruzes.

Diaconato

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, o diaconato é o primeiro grau do sacramento da ordem, os candidatos desse grau se dedicam ao serviço da Igreja, auxiliam os padres nas Santas Missas, tem por função dentro da mesma a proclamação do Evangelho e o preparo do altar.

Na Igreja Católica, há dois tipos de diaconato: transitório, em que os ordenados após alguns meses nesse ministério passam para o segundo grau da ordem, o sacerdócio; e o permanente, que é destinado aos homens casados. No entanto, as funções são as mesmas para as duas formas de diaconato.

Dênis de Jesus das Neves

Natural de Suzano (SP), nasceu em 6 de novembro de 1993. Filho de Benedito Aparecido das Neves e Ivone Donizete de Siqueira Neves. Enviado ao Seminário Diocesano pela Paróquia São Francisco de Assis, em Suzano. Realizou trabalho pastoral nas paróquias Santa Rita de Cássia, em Suzano (2013-2014), Pastoral Vocacional (2015-2016), Catedral Sant'Ana, em Mogi das Cruzes (2017) e São José, em Salesópolis (2018-2019).

Escolheu como lema diaconal: "Narrarei as obras do Senhor." (Sl 117,17).

Jonas Cunha da Silva

Natural de Suzano (SP), nasceu em 15 de agosto de 1993. Filho de João Gualberto Reynaldo da Silva e Maria das Dores Cunha. Enviado ao Seminário Diocesano pela Comunidade São Francisco de Assis, em Itaquaquecetuba, na época pertencente à Paróquia Nossa Senhora D'Ajuda, atualmente, Paróquia Santos Apóstolos. Realizou trabalhos pastorais nas paróquias São José Operário, na Vila Mogilar, em Mogi das Cruzes (2012); São Benedito, em Mogi das Cruzes (2013); Nossa Senhora dos Remédios, em Salesópolis (2014-2015); Nossa Senhora Aparecida, em Itaquaquecetuba (2016); São José Operário, em Jundiapeba, Mogi das Cruzes (2018-2019) e Seminário Propedêutico Nossa Senhora do Socorro (2019).

Escolheu como lema diaconal: "Com os olhos fixos em Jesus." (Hb 12,2)

Catedral Diocesana Sant'Ana

Praça Coronel Benedito de Almeida, s/nº - Centro - Mogi das Cruzes/SP