Nossa Diocese | Pastoral do Surdo

Nos dias 05, 06 e 07 de julho, a Pastoral do Surdo da Diocese de Mogi das Cruzes, vivenciou o 2º Maranathá, evento realizado com o apoio da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Roque, de Brás Cubas, em Mogi das Cruzes (SP), que abriu espaço para acolher os surdos nas missas dominicais e na vida paroquial.

O evento tem como objetivo levar o Evangelho aos surdos e fazer que eles se encantem por esse Cristo Vivo e ressuscitado, e aconteceu na Casa Emaús, em Mogi das Cruzes. Foram 21 surdos vindos de várias partes do Estado de São Paulo e de Brasília (DF), e palestrantes surdos e ouvintes que estiveram a todo o momento auxiliando aos surdos que vieram fazer esse encontro de Amor.

A programação contou com momentos de convivência, formação cristã, música, brincadeiras e Adoração ao Santíssimo Sacramento, Santa missa e o Sacramento da Confissão, atendidos por dois padres intérpretes. Ações de espiritualidade e fraternidade entre surdos e ouvintes que estiveram presente nesse dia tão especial a esses nossos irmãos surdos.

Mas o que é a Pastoral do Surdo?

A Pastoral do Surdo é uma ação da Igreja Católica que tem como princípio e fundamentação no próprio projeto de vida e da pessoa de Jesus Cristo, relatada no Evangelho de Marcos 7, 32-35. Anunciar Jesus Cristo às comunidades de Surdos, presentes nos Regionais do Brasil, através dos agentes de evangelização (catequistas e coordenadores); Possibilitar aos surdos um espaço dentro da Igreja Católica, assumindo diversos serviços e de ministérios; Dar testemunho de vida cristã dentro da Comunidade, buscando eliminar o preconceito, o individualismo e a discriminação, presente ainda hoje nas famílias, nas escolas, no mundo do trabalho e nas Igrejas; Conhecer os meios de comunicação do surdo, particularmente a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), instrumento e mediação do diálogo com os outros e com Deus; Respeitar a identidade e a cultura dos surdos brasileiros e de outras comunidades de surdos do mundo, a fim de valorizar a vida e todas as suas potencialidades. Os surdos têm a oportunidade de conhecer, celebrar e testemunhar Jesus Cristo na sociedade de hoje.

Frei Clayton dos Santos, OSST

Assessor da Pastoral do Surdo