A Igreja no Mundo | 40ª Assembleia das Igrejas dá destaque às expressões juvenis

40ª Assembleia das Igrejas dá destaque às expressões juvenis

Com lançamento de Revista e Painel de apresentação de pastorais e movimentos que atuam na evangelização com a juventude, encontro que reúne dioceses do Estado de São Paulo segue até amanhã

O início do segundo dia da 40ª Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada em Itaici, Indaiatuba (SP), foi marcado com a celebração da missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer.

Após o momento celebrativo, sob a coordenação do Pe. Reginaldo Martins da Silva, assessor do Setor Juventude no Regional, os mais de 300 participantes de todo o Estado de São Paulo acompanharam o Painel das Juventudes que contou com representantes da Pastoral da Juventude (PJ), do Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica (RCC), das Novas Comunidades, dos Jovens Conectados, do Movimento Focolares, da Milícia da Imaculada, de Grupos de Jovens e participantes da preparação do XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a juventude, que acontece em Roma.

“Nosso trabalho tem como finalidade orientar a unidade das expressões juvenis e integrá-las com as demais pastorais e serviços eclesiais”, explicou o Pe. Reginaldo. A manhã de trabalho ainda contou com a intervenção dos participantes com os representantes das pastorais e movimentos que atuam na evangelização dos jovens.

À tarde, o Pe. Antônio Ramos do Prado, SDB, assessor nacional da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, fez uma nova exposição. Desta vez, apresentou alguns dos trabalhos da Pastoral Juvenil da Igreja no Brasil, como o Projeto “Ide!”, para o triênio 2018-2020, com o objetivo de dar continuidade às iniciativas do Rota 300. “O ‘Ide!’ pretende desenvolver os eixos da Missão, Formação e Estruturas de Acompanhamento, e ainda, a Ecologia e Políticas Públicas, favorecendo a capacitação daqueles que trabalham com os jovens e adolescentes dentro da Pastoral Juvenil, e despertar o espírito missionário do ser cristão”, esclareceu.

Os trabalhos da Comissão Missionária e Cooperação Intereclesial, desenvolvidos na Diocese de Pemba, em Moçambique, na África, e na Amazônia, foram apresentados pelo bispo referencial, Dom José Luiz Bertanha, com a presença de Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo diocesano de Pemba, onde o Regional estabeleceu parceria, e do Pe. Everton Aparecido da Silva, assessor do Conselho Missionário Regional (Comire).

REVISTA

Expressões da juventude são os destaques da Revista CNBB Regional Sul 1, lançada na manhã de hoje, durante sessão da Assembleia. A publicação reúne os diversos trabalhos, relatos e testemunhos de ações juvenis no Regional. A edição traz, também, um encarte especial sobre as atividades missionárias na Amazônia e na Diocese de Pemba.

“Agradeço aos assessores das comissões da Juventude e demais comissões, agentes de pastoral e parceiros que tornaram possível a publicação desta Revista”, destacou Dom Pedro Luiz Stringhini.

Texto: Diácono Tiago Barbosa e Luciana Martins | Imprensa CNBB Sul 1

Foto: John J. A. Silva | Imprensa CNBB Sul 1