Home

A Igreja no Mundo | Sínodo dos Bispos 2018

Sínodo dos Bispos 2018

Acontece entre os dias 04 a 25 de outubro, no Vaticano, a XV Assembleia ordinária do Sínodo dos Bispos, sobre o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

 

Nesta quarta-feira, 3 de outubro, o Papa Francisco presidirá a uma solene celebração Eucarística, na Praça São Pedro, por ocasião da inauguração da XV Assembleia ordinária do Sínodo dos Bispos.

 

Os representantes do Brasil para este grande evento eclesial foram apresentados pelo cardeal-arcebispo de Brasília e Presidente da CNBB, Dom Sérgio da Rocha, que foi nomeado pelo Papa Francisco como Relator Geral do Sínodo. A sua função será de mediador e responsável de introduzir e sintetizar os assuntos expostos pelos Bispos durante o encontro sinodal.

 

Os representantes do episcopado brasileiro no Sínodo foram escolhidos durante a 56ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em Aparecida, em abril deste ano. Os quatro membros e dois suplentes do Sínodo serão:

- Dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude;

- Dom Eduardo Pinheiro da Silva, bispo de Jaboticabal (SP), ex-presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB;

- Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente para a Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, que coordenou o processo de elaboração do documento sobre a Formação sacerdotal, aprovado na 56ª Assembleia Geral da CNBB;

- Dom Gilson Andrade da Silva, Bispo auxiliar da arquidiocese de Salvador, que exerce a função de referencial dos Ministérios e Vocações no Nordeste3.

- Dom João Justino de Medeiros, arcebispo coadjutor de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação e Cultura, será o primeiro Suplente;

- Dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo auxiliar de Belém (PA), será o segundo Suplente.

- P.e Valdir José de Castro, Superior Geral da Sociedade de São Paulo

- Pe. Alexandre Awi Mello, secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida

 

Por outro lado, um dos Colaboradores do Secretário Geral do Sínodo será o brasileiro Filipe Alves Domingues, doutorando em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, especialista em Ética e Mídia.

 

Entre os Auditores do Sínodo, está Lucas Barboza Galhardo, representante do Movimento de Schoenstatt internacional, membro do Comitê de Coordenação nacional para a Pastoral da Juventude da CNBB.

 

Por fim, entre os Assistentes da Secretaria Geral do Sínodo estará o sacerdote brasileiro Pe. Alberto Montealegre Vieira Neves.