A Igreja no Mundo | CNBB promove debate televisivo com os candidatos à presidência da República

CNBB promove debate televisivo com os candidatos à presidência da República

No dia 16 de setembro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza um debate televisivo entre os candidatos à Presidência da República na sede da Rede Aparecida, que será a responsável pela organização e transmissão das imagens.

O objetivo do debate promovido pela CNBB é auxiliar os eleitores cristãos a conhecer e entender as propostas dos candidatos. “O objetivo é, justamente, possibilitar aos candidatos de expor as suas ideias, os princípios que orientam e também o seu trabalho, expor um pouco o projeto que tem sobre o Brasil, sobre o governo que fará caso seja eleito, então tudo isso vai contribuir para os eleitores conheçam melhor os candidatos. Quanto mais nós conhecemos os candidatos, quanto mais nós tomamos pé, suas propostas, quanto mais nós conhecemos um pouco do seu passado, seu trabalho, onde exerceu alguma função, o quanto melhor nós saberemos escolher, com mais discernimento, com mais elementos para esta escolha, que fará com que teremos as condições de fazer uma opção digamos mais acertada, mais correta, para o bem do país, para o bem de toda a sociedade”, reforçou Dom Raymundo Damasceno Assis, presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida.

A mensagem “Pensando o Brasil”, elaborada durante a 52ª Assembleia Geral, em maio deste ano, destaca que a escolha dos candidatos deve ser iluminada pela fé e pelo amor cristãos, os quais exigem a universalização do acesso às condições necessárias para a vida digna de filhos de Deus, e também, a “CNBB convoca os cidadãos a se prepararem conscientemente para o momento da eleição”, ao pesquisar a vida do candidato, se está de acordo com os valores e éticas do bem comum. E após o período eleitoral, acompanhar o trabalho realizado, já que a omissão diante das irregularidades e injustiças não é papel do cristão.

O evento do dia 16 de setembro terá duas horas de duração (das 21h30 às 23h30), dividido em cinco blocos e mediado pelo jornalista Rodolpho Gamberini. As regras e a participação dos candidatos foram acertadas com os representantes dos partidos políticos com representação na Câmara dos Deputados, conforme determina a Lei Eleitoral. A abertura será feita pelo cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida, que fará uma saudação aos candidatos, destacando o papel da Igreja Católica no Brasil no processo eleitoral com a realização do debate.

No segundo bloco, os candidatos irão responder as perguntas dos bispos indicados pela Conferência Nacional do episcopado brasileiro, e que deverão abordar diversos temas como saúde, educação, habitação, reforma agrária, reforma política, lei do aborto, entre outros. No terceiro bloco, as perguntas serão feitas por jornalistas que irão representar as emissoras de TV e Rádio de inspiração católica que estarão transmitindo o evento. O quarto bloco, será do confronto direto entre os candidatos, em que cada um, por sorteio, poderá fazer perguntas ao outro, com réplica e tréplica. No quinto bloco os candidatos farão as considerações finais.

É importante divulgarmos para os agentes de pastorais e fiéis cristãos leigos esse trabalho valioso da CNBB. E lembrarmos que será transmitido por todas as mídias católicas, TVs, Rádios, Internet e impressos.

Fonte: A12 (www.a12.com)

PARA MAIS NOTÍCIAS SOBRE A IGREJA NO MUNDO E A DIOCESE, ACESSE A SEÇÃO FIQUE POR DENTRO!