A Igreja no Mundo | Nova Presidência do Regional conduz momento celebrativo

Nova Presidência do Regional conduz momento celebrativo

Na manhã de hoje, dia primeiro de junho, os trabalhos da 85ª Assembleia do Conselho Episcopal do Regional Sul 1 (CONSER Sul 1), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foram iniciados com a celebração da Santa Missa. O momento litúrgico contou com a motivação dos bispos escolhidos para conduzir o Regional Sul 1 no próximo quadriênio.

Dom Júlio Endi Akamine, Arcebispo Metropolitano de Sorocaba, eleito Presidente da Entidade, esteve no presbitério da Capela do Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba, ladeado pelo Vice-Presidente, Dom Moacir Silva, Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto, por Dom Frei Carlos Silva, Bispo Auxiliar de São Paulo e Secretário escolhido em votação na tarde de ontem, e pelos sete Bispos representantes das Sub-regiões pastorais paulistas, a saber, Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto 1 (RP 1), Ribeirão Preto 2 (RP 2), Sorocaba e São Paulo (SP).

Por ocasião da memória litúrgica de São Justino, mártir, retomando a glória das obras do Senhor, evidenciadas na 1ª leitura da Missa (cf. Eclo 42, 15-26), “que irradia e se manifesta por meio de todas as criaturas”, afirmou o novo Presidente do Regional ao explicar que o Altíssimo “penetra o abismo misterioso do coração das pessoas, sem invadir a consciência humana! Deus está mais presente ao homem que o próprio homem a si mesmo”.

Deste modo, em sua reflexão, o Arcebispo afirmou que “toda a criação é reflexo da sabedoria divina” e, por isso, ressaltou “que a visão contemplativa da criação está na base do nosso cuidado com a Casa Comum; nossa ação evangelizadora precisa continuar denunciando uma economia que mata!”.

Ao comentar o Evangelho que relata o desejo do cego Bartimeu de encontrar Jesus que, por sua vez, concedeu ao pedinte as luzes dos olhos e também da fé (cf. Mc 10, 46-52), Dom Júlio estimulou seus irmãos Bispos que a vocação episcopal e a evangelização no Regional Sul 1 e nas dioceses têm como característica principal “proporcionar a luz sobrenatural da fé às pessoas pelo anúncio da Palavra, formando discípulos missionários de Jesus Cristo em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude”, concluiu.

ENTREVISTA

Na tarde de ontem, dia 31 de maio, a 85ª Assembleia CONSER Sul 1 elegeu a nova presidência da Entidade entre os anos de 2023 e 2027. À noite, em primeira entrevista à Comunicação do Regional, Eleito Presidente, o Arcebispo Metropolitano de Sorocaba, explicou que a edição eletiva da Assembleia, que tem como tema “Uma Igreja em saída para as periferias”, inspirada nos frequentes apelos do Papa Francisco, deseja que a Igreja vá ao encontro das realidades vividas pelas pessoas.

“Queremos prestar um serviço a todas as dioceses do Estado de São Paulo, em comunhão, num trabalho colegial”, destacou Dom Júlio ao afirmar que a Presidência tem a missão de colaborar na promoção da ação evangelizadora, exercida sempre com sinodalidade.

Em meios às transformações eclesiais e sociais , e retomando o objetivo do CONSER Sul 1, Dom Moacir, Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto, enfatizou que a entidade continuará a articulação nas dioceses, pastorais, movimentos e organismos vinculados à CNBB, como resposta aos desafios do presente momento e que, os desdobramentos elencados neste encontro episcopal, “terão os seus passos significativos no segundo semestre com a realização da Assembleia das Igrejas Particulares”, lembrou o Vice-Presidente eleito, da oportunidade em que padres e agentes de pastoral se unirão ao episcopado paulista para a reflexão à luz da prática da evangelização.

“Nós somos um Estado composto por 42 dioceses com realidades tão diversas, desde um mundo totalmente urbano até uma outra realidade com características rurais, porém, a proposta do Evangelho é para todos, seja numa grande ou numa pequena cidade!”, afirmou Dom Frei Carlos Silva.

Com isso, o Secretário escolhido, que é um dos Bispos Auxiliares da Arquidiocese de São Paulo, destacou que no princípio das cidades paulistas está a Igreja Católica e, por isso, o Regional Sul 1, nas várias realidades, em suas periferias geográficas e existenciais, quer motivar e promover a ação evangelizadora “com criatividade, como nos exige a estrutura sinodal da Igreja, que se prepõe sempre ao diálogo”, concluiu.

FINAL

Neste último dia de Assembleia, a agenda do encontro prevê a apresentação do Relatório Pastoral do último ano, o Ato de Posse da Nova Presidência e, por fim, o almoço que encerra os trabalhos do encontro episcopal de reflexão e eleição.

Texto e Foto: Pascom I Regional Sul 1