A Igreja no Mundo | Assembleia reflete Igreja em saída para as periferias

Assembleia reflete Igreja em saída para as periferias

Na manhã desta quarta-feira, dia 31 de maio, duas sessões marcaram os trabalhos da 85ª Assembleia do Conselho Episcopal do Regional Sul 1 (CONSER), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O evento eclesial, que ocorre no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba, reúne o episcopado e as lideranças que coordenam os trabalhos de animação pastoral nas arquidioceses e dioceses paulistas.

Assessorado pelo Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e Presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB para o quadriênio 2023-2027, Dom Joel Portella Amado, o tema central, “Uma Igreja em saída para as periferias”, foi desenvolvido nas sessões que preencheram as atividades da manhã.

Em sua reflexão, o bispo, que já foi Secretário-Geral da CNBB, recuperou o significado que o Papa Francisco atribuiu ao termo “Igreja em saída”. Com base nas experiências vividas por várias dioceses brasileiras, Dom Joel apresentou os passos e características que auxiliam as Igrejas Particulares paulistas no processo constante de ir às periferias, como indica a temática da manhã.

REFLEXÃO

Em entrevista, o assessor explicou que a expressão “Igreja em saída” não é um tema que se pode escolher entre tantos outros, mas o grande tema sobre qual todos são chamados a refletir.

“A Igreja, embora seja a mesma, ela se concretiza no tempo e no espaço”, disse e, diante das transformações locais, segundo Dom Joel, falando propriamente das características do Regional Sul 1 da CNBB, que compreende o Estado de São Paulo, “daí a importância da Assembleia se debruçar sobre o tema de uma Igreja em saída rumo às periferias existências, sociais e ecológicas, rumo às situações que usualmente não fazem parte da vida eclesial”, enfatizou.

Unir forças entre as dioceses, anunciar Jesus Cristo e ir ao encontro das situações periféricas foram elencadas pelo assessor como os modos do Regional Sul 1 se transformar, cada vez mais, numa Igreja em saída para as periferias.

REALIDADE PASTORAL

Os coordenadores de pastoral das dioceses de Jundiaí e de Marília, respectivamente, Pe. Leandro Megeto e Pe. Marcos Roberto Cesário da Silva, avaliaram, de forma positiva, a presença, assessoria e experiência partilhada de Dom Joel.

Para o sacerdote que anima a pastoral na Diocese de Jundiaí, “a ação evangelizadora é exigente e necessita de respostas claras e objetivas para uma sociedade em constantes mudanças”. Segundo ele, “a apresentação de Dom Joel lançou luzes sobre como podemos atuar na função de articuladores da pastoral e trouxe uma lente de aumento nas questões já conhecidas por todos nós, mas com um olhar bastante concreto em nossa realidade”.

A necessidade da conversão pastoral, deixando de lado algumas estruturas que muitas vezes pesam e impedem as dioceses no cumprimento da evangelização, foi elencada pelo coordenador diocesano de pastoral de Marília, Pe. Marcos Roberto Cesário da Silva, como prioridade, após refletir os pontos trabalhados por Dom Joel. “Estamos vivendo um período diferente de pós cristandade e pós pandemia e, livres do que nos prendem e não têm mais sentido na vida de nosso povo, pastoralmente, precisamos ir ao encontro das verdadeiras realidades diocesanas”, disse o sacerdote.

Texto e Fotos: Pascom I Regional Sul 1 da CNBB