A Igreja no Mundo | Regional Sul 1 envia mais duas missionárias para Pemba

Regional Sul 1 envia mais duas missionárias para Pemba

Em comunhão com o desejo do Papa Francisco, de uma Igreja em saída, o Regional Sul 1 da CNBB envia mais duas missionárias para a Diocese de Pemba, no continente Africano. São elas: Irmã Sorella do Santíssimo Sacramento e Irmã Eulália de Nossa Senhora Serva, ambas pertencentes à Congregação da Fraternidade das Pobres de Jesus Cristo (Fraternidade Missionária O Caminho).

As religiosas aproveitaram os últimos dias que antecedem a ida para a Missão em Pemba e se encontraram no último dia 03 de agosto, com o secretário do Regional Sul 1 da CNBB, Dom Luiz Carlos Dias, e com o secretário executivo, Pe. Thiago Faccini Paro, na sede da entidade, na capital paulista.

As Irmãs ficarão em missão de 4 a 6 anos, na Diocese de Pemba, Distrito de Mecufi, e dentre as várias responsabilidades atribuídas a elas está: trabalhar no Projeto Santa Teresa de Calcutá que atende às crianças doentes sobretudo com desnutrição e HIV; colaborar nas atividades pastorais da Paróquia Santa Marta junto as famílias, na catequese, infância missionária e demais atividades; ajudar ainda, as famílias que fugiram de suas aldeias por conta das guerras, sendo sinais de esperança, fé, alegria e amor em tempos tão difíceis para o povo aquele povo.

Ao se manifestar sobre o encontro com as religiosas que vão se unir a outros missionários que o Regional Sul 1 mantém junto àquela Diocese, Dom Luiz relatou dizendo: “o que chamou a minha atenção neste encontro, foi a disponibilidade e a alegria destas religiosas que partem para enfrentar uma realidade absolutamente adversa, tanto para a permanência delas na região, sobretudo para o trabalho evangelizador. Elas vão juntar-se a outras irmãs que ali estão e atuam em diversas frentes. É um trabalho importantíssimo no ponto de vista humanitário, porque ali, as religiosas acolhem crianças, muitas delas apresentando sinais de desnutrição. Elas partem em missão com muita alegria e disponibilidade.  Na ocasião, também partilhamos a Palavra de Deus e rezamos, assim elas saíram deste encontro mais encorajadas rumo a África, especificamente na diocese de Pemba”, conta.

Criada em 1957, com uma área de cerca de 82.625km² (quase do tamanho de Portugal) e localizada ao norte de Moçambique, a Diocese de Pemba, abrange toda a Província de Cabo Delgado e faz fronteira com as duas outras Províncias do Norte do país: Nampula e Niassa.

Moçambique é um dos países mais pobres do continente africano, e a Província de Cabo Delgado é uma das regiões mais carentes do país com uma população aproximada de dois milhões e quatrocentos mil habitantes. Estima-se que 30% da população seja católica, entre 20% a 22% muçulmanos, e quase metade da sociedade local (cerca de 48% a 50%) tenham religiões tradicionais africanas.

Desde 2018, o Regional Sul 1, que compreende o estado de São Paulo, mantem uma missão ad gentes na região, nas aldeias de Nangade, Mazeze e Metoro. O Projeto é mantido com recursos do Fundo Missionário.

Texto e informações: CNBB