A Igreja no Mundo | Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021

No dia 17 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas, também, tem início a Campanha da Fraternidade (CF), que em 2021 será ecumênica e terá como tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”. E como lema o trecho da carta de Paulo aos Efésios: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14ª). Essa será a quinta Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) e tem como objetivo geral – através do diálogo amoroso e do testemunho da unidade na diversidade, inspirados e inspiradas no amor de Cristo – convidar comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual.

Já os objetivo específicos são: a) Denunciar as violências contra pessoas, povos e a Criação, em especial, as que usam o nome de Jesus; b) Encorajar a justiça para a restauração da dignidade das pessoas, para a superação de conflitos e para alcançar a reconciliação social; c) Animar o engajamento em ações concretas de amor à pessoa próxima; d) Promover a conversão para a cultura do amor em lugar da cultura do ódio; e) Fortalecer e celebrar a convivência ecumênica e inter-religiosa.

Oração da Campanha da Fraternidade Ecumênica – 2021

Deus da vida, da justiça e do amor, Nós Te bendizemos pelo dom da fraternidade e por concederes a graça de vivermos a comunhão na diversidade.

Através desta Campanha da Fraternidade Ecumênica, ajuda-nos a testemunhar a beleza do diálogo como compromisso de amor, criando pontes que unem em vez de muros que separam e geram indiferença e ódio.

Torna-nos pessoas sensíveis e disponíveis para servir a toda a humanidade, em especial, aos mais pobres e fragilizados, a fim de que possamos testemunhar o Teu amor redentor e partilhar suas dores e angústias, suas alegrias e esperanças, caminhando pelas veredas da amorosidade.

Por Jesus Cristo, nossa paz, no Espírito Santo, sopro restaurador da vida.

Amém.