A Igreja no Mundo | Mensagem do presidente do Regional Sul 1 ao novo núncio do Brasil

Mensagem do presidente do Regional Sul 1 ao novo núncio do Brasil

Dom Pedro Luiz Stringhini, presidente da CNBB Regional Sul 1, deseja boas vindas ao novo Núncio Apostólico para o Brasil: Dom Giambattista Diquattro, arcebispo titular de Giromonte, até agora núncio apostólico na Índia e Nepal, nomeado pelo Papa Francisco no dia 29 de agosto.

Breve trajetória – Diquattro nasceu em 18 de março de 1954, em Bolonha, a capital e a maior cidade da região de Emilia-Romagna no norte de Itália e foi ordenado sacerdote da diocese de Ragusa em 1981.

Fez mestrado em Direito Civil pela Universidade de Catânia e o doutorado em Direito Canônico (JCD) pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, também tem um mestrado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Entrou para o Serviço Diplomático da Santa Sé em 1° de maio de 1985, e serviu em missões diplomáticas nas representações pontifícias na República Centro-Africana, na República Democrática do Congo e no Chade, nas Nações Unidas em Nova Iorque, e mais tarde na Secretaria de Estado do Vaticano e na Nunciatura Apostólica na Itália.

O Papa João Paulo II nomeou-o núncio apostólico no Panamá em 2 de abril de 2005. Em 2008, Bento XVI o nomeou para a Bolívia. Desde 2017 exercia sua função na Índia e no Nepal, nomeado pelo Papa Francisco.

O Presidente do Regional Sul 1 CNBB enviou uma saudação ao novo núncio, assista aqui: http://www.facebook.com/watch/?v=1004690290002253&extid=0ZwqJPiUlJSSBa1D

Texto e informações: Regional Sul 1 da CNBB